“Sabor das Músicas”: Tramontina lança ferramenta no Spotify que transforma músicas em receitas culinárias
O “Juntos” de Paula Fernandes e Luan Santana, por exemplo, renderia um risoto 4 queijos com ovo mollet empanado e molho gorgonzola
As parcerias entre marcas e o Spotify não são uma novidade, mas continuam repercutindo de maneira positiva na internet. Há poucas semanas, o KFC lançou uma playlist patrocinada por sua marca, a “Bucket Bangers” que inclui faixas como “Touch de Sky”, música de Kanye West que possui um verso sobre levar a esposa ao KFC.
Agora foi a vez de o Spotify fechar uma parceria com a Tramontina para criar a “Sabor das Músicas”. A agência JWT Brazil criou um algoritmo que transforma músicas em receitas. A parceria foi motivada pelo conceito de sinestesia, que consiste no desencadeamento de sentidos que se cruzam, como o olfato e o tato estimulando um ao outro. No caso da campanha, o som incentivaria o paladar.
De acordo com o AdAge, a Tramontina e a JWT Brazil conduziram um estudo de seis meses ao lado do médico Marcelo Costa, chefe do departamento de neurociência da USP, e de João Rocha, da Universidade de Kentucky que buscava encontrar características da música que se associassem à comida. “Se você pensar no samba e no multi-instrumentismo presente no gênero, essa parte mais densa, em termos de som, pode facilmente ser relacionada com a densidade da comida” escreve Rocha no anúncio da campanha.
Pelo sistema de inteligência artificial, você pode descobrir quais receitas mais combinam com as músicas selecionadas. Você pode por exemplo descobrir que “Juntos”, parceria entre Paula Fernandes e Luan Santana que adapta “Shallow”, da Lady Gaga, renderia um belo risoto 4 queijos com ovo mollet empanado e molho de gorgonzola – e de quebra recebe a receita completa para fazer o prato. Já a versão de Lady Gaga, para os curiosos, seria um escalope de foie gras com ovo frito e abobrinha grelhada.
Você pode fazer suas próprias descobertas na plataforma aqui.