Quem faz os palcos de Radiohead e Nine Inch Nails?
Muita gente ficou impressionada com o palco do Radiohead quando viu os shows aqui no Brasil. Eu fui uma delas, o que me despertou a curiosidade de descobrir quem era o responsável pelo desenvolvimento daquilo.
Toda a produção é de uma empresa chamada Element Labs. E os caras não são novatos. Entre os palcos que já produziram estão o de nomes como Led Zeppellin, Daft Punk, Red Hot Chili Peppers, Madonna, etc, e eventos como SuperBowl, MTV Movie Awards, Grammy, entre tantos outros.
O do Radiohead, especificamente, utiliza um tipo de luz chamada Versa TUBE HD, criando uma cortina 3D de 7 metros de largura por 9 de altura. O equipamento ainda atende uma exigência da banda, realizar uma tour livre de emissão de carbono e ser ambientalmente responsável. Com 36 pixels de resolução por metro, os tubos de luz consomem apenas 56 watts por metro quadrado.
foto: Silvio Tanaka
Essa verdadeira parede de luzes e cores em movimento pode exibir qualquer tipo de informação gráfica. Efeitos de softwares comuns como Flash, Photoshop e After Effects são entendidos pelos LEDs, então o que aparece no monitor é o que será mostrado no palco. Nesse PDF você pode entender cada detalhe da estrutura, do transporte a montagem, e mais sobre a proposta de uma tour carbono-zero.
Claro que de nada adianta a tecnologia sem saber o que fazer com ela, é aí que entra o designer de luzes e imagens Andi Watson, que acompanha a banda há alguns anos. Ele é que criou no show do Radiohead cada intervenção luminosa, e a maneira como tudo flui de acordo com a música que está sendo tocada, incluindo aquele efeito em “Creep” que explodiu a cabeça de todo mundo.
foto: Bruno Giliberto
Outro grande exemplo que merece destaque é a produção dos shows do Nine Inch Nails. A atual edição da revista Creative Review traz o especial The Annual, é uma seleção de nove trabalhos criativos de destaque em 2008, e um deles é justamente a turnê “Lights in the Sky” da banda de Trent Reznor.
O palco se transforma em um verdadeiro ambiente interativo, e é de responsabilidade do estúdio canadense Moment Factory. A instalação permite que a própria banda intervenha nos gigantescos painéis com vídeos e luzes durante o show. Tanto o som, como os movimentos e posições dos integrantes podem ser “entendidos” pelo palco.
No vídeo abaixo, a própria Moment Factory conta como foi a criação e o desenvolvimento da estrutura para o Nine Inch Nails. Nesse outro vídeo você pode ver o palco em ação.
São grandes projetos criativos que se destacaram no ano passado, interessantes o suficiente para nos fazer perguntar “quem é que fez isso?”. A realização parece sempre muito difícil de imaginar, até vermos os próprios criadores explicando. Por isso vale conhecer os trabalhos da Element Labs e da Moment Factory.