Facebook diminui alcance de posts caça-cliques e sugere boas práticas

Facebook diminui alcance de posts caça-cliques e sugere boas práticas

Colar o link no corpo do texto ou na legenda das imagens também dá ponto negativo no algoritmo da rede social

por Jacqueline Lafloufa
click-bait-meme

Finalmente uma boa notícia sobre a mais recente atualização do algoritmo do Facebook. A rede social promete reduzir bastante a frequência de links com chamadas ‘caça-cliques’, daquelas que te deixam sem um pedaço importante da informação, te obrigando a clicar no link para saber do que se trata.

“Esses posts tendem a ter um bocado de cliques, e assim acabam sendo mostrados para muitas pessoas, e aparecem melhor no feed de notícias. No entanto, uma pesquisa com os usuários revelou que em 80% dos casos, eles preferiam manchetes que os ajudassem a decidir se queriam ou não ler aquele conteúdo antes de clicar”, esclareceram Khalid El-Arini e Joyce Tang, em postagem no blog do Facebook.

Para descobrir quais são os links click-bait, o Facebook diz que vai monitorar o tempo gasto depois do clique (considerando que conteúdos bacanas são mais longos de ler, o que é bem questionável em relação a listas e conteúdos mais rápidos) e medindo também a proporção entre os cliques e as interações (comentários, compartilhadas e likes) na postagem. Ou seja, além de evitar o caça-clique, o Facebook pretende valorizar conteúdos que engajadores, que estimulem a discussão e que sejam tão bons que as pessoas queiram dividi-los nas suas próprias timelines.

O b9 já fazia isso antes de ser boa prática ;)

O b9 já fazia isso antes de ser boa prática ;)

A medida também é acompanhada de uma sugestão de boas práticas na hora de distribuir conteúdo – ao invés de colar o link no texto da postagem, ou de inseri-lo como parte da legenda da foto, o Facebook quer que as publicações publiquem o seu material como links, que trazem automaticamente a imagem de destaque para a postagem.

culinarian-new

Esse é o exemplo do que não fazer – colocar link em post de fotos

(cá entre nós, isso às vezes precisa de um ajuste na sua publicação, para indicar ao Facebook qual imagem trazer como destaque)

Portanto, se você anda achando o alcance da sua página meio baixo, vale conferir se você está seguindo o manual do Facebook de boas práticas e se os seus títulos não andam muito caça-cliques. Porque, você já deve saber, em Roma, como os romanos – caso contrário, seu conteúdo vai chegar a ainda menos pessoas da sua base de fãs.

Queria apenas saber o que o UpWorthy vai fazer agora.

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