Luth Research divulga audiência das produções originais da Netflix
“Demolidor” foi a série mais assistida pelos assinantes do serviço de streaming
Nem bem estreou na Netflix e “Demolidor” foi o segundo programa de TV mais pirateado da internet desde o seu lançamento, segundo informações da empresa de monitoramento Expicio. Não é surpresa, também, que a série desenvolvida em parceria com a Marvel tenha sido a produção original mais assistida pelos assinantes do serviço de streaming, de acordo com os números divulgados pela consultoria de pesquisa Luth Research.
Apesar de todo buzz em torno dos números divulgados pela Luth, antes de mais nada é preciso entender a metodologia utilizada, já que a própria Netflix não divulga de forma alguma a sua audiência. A consultoria teria usado uma ferramenta chamada ZQ Intelligence, capaz de extrair dados encriptados dos aplicativos da Netflix em tablets, smartphones e computadores, deixando a televisão de fora.
A partir de uma amostragem de 2.5 mil entre os 40.9 milhões de assinantes nos Estados Unidos, foi possível determinar que 10.7% assistiram a pelo menos um episódio de “Demolidor” nos 11 primeiros dias em que a série ficou disponível no serviço.
A terceira temporada de “House of Cards” atraiu 6.5% dos assinantes nos primeiros 30 dias de exibição, enquanto “Unbreakable Kimmy Schmidt” chegou a 7.3% no mesmo período. Ainda assim a série protagonizada por Kevin Spacey é um dos grandes sucessos da Netflix.
Se por um lado a pesquisa da Luth Research ajuda a ter uma ideia da audiência da Netflix, por outro acaba levantando outras perguntas: qual a audiência do serviço na televisão? Quais são os programas mais vistos? Será que alguma dessas séries sobreviveria fora do ambiente de streaming (e pirataria, claro)? Será que algum dia a Netflix vai revelar seus números reais?
Vamos aguardar.