Americanas amplia uso de energia limpa com geração solar
Empresa vai ampliar o uso de energia limpa com a inauguração de duas usinas de geração solar até junho deste ano
A Americanas vai ampliar o uso de energia limpa com a inauguração de duas usinas de geração solar até junho deste ano. Atualmente, 30% da energia elétrica total consumida já tem como origem recursos que se renovam naturalmente. Desde 2016, quando optou pelo uso de fontes renováveis e de baixo impacto ambiental, mesmo com seu crescimento acelerado, a companhia já reduziu em 23% o custo com energia elétrica de lojas abastecidas por energia limpa.
Essa operação acontece atualmente em 280 lojas físicas da Americanas, além de centros de distribuição e escritórios administrativos abastecidos tanto pela compra no mercado livre de energia quanto pela geração distribuída. Nesta modalidade, a empresa já dispõe de quatro usinas, sendo três hidrelétricas e uma de biogás. Com a gestão própria da geração de energia, a capacidade de geração da companhia pode chegar a cerca de 20GW por ano.
A energia produzida nas novas usinas fotovoltaicas será distribuída para cerca de 70 lojas físicas localizadas nas áreas de concessão das distribuidoras Celpe e CEB, no Pernambuco e no Distrito Federal. Com impacto ambiental ainda menor que outras fontes de energia, a geração solar integra a estratégia de diversificação energética da Americanas para o consumo sustentável de recursos naturais.
“Entendemos que empresas, como a Americanas, comprometidas com o desenvolvimento sustentável e das gerações futuras, precisam relacionar de forma mais concreta a responsabilidade socioambiental aos negócios. A economia expressiva na despesa, com o uso de energia limpa, aliada à eficiência energética só reforça a ideia de que essa conexão é possível e rentável“, explica Carlos Padilha, CFO, Diretor de Relações com Investidores e Sustentabilidade da Americanas.
Atualmente, cerca de 150 unidades da Americanas fazem parte do modelo de geração distribuída, na qual a companhia é responsável integralmente pela geração da energia. A produção ocorre em quatro usinas localizadas nos Estados do Rio de janeiro e Minas Gerais. A energia gerada é compensada na conta de energia elétrica e abastece lojas com metragem reduzida, distribuídas em cidades próximas às regiões produtoras.