O Diabo Veste Prada ***
Como bom cinéfilo nerd (ou vice-versa) acompanhei as notícias sobre a produção de “O Diabo Veste Prada”, mas acreditei que seria um roteiro mais sério e denso, já que é baseado no livro homônimo que retrata a vida da editora da revista Vogue, Anne Wintour, contado através das palavras de Lauren Weisberg, que trabalhou como sua assistente e é interpretada por Anne Hathaway no filme.
Não vou aqui entrar no mérito de discutir o mundo da moda (até porque não possuo conhecimento para tal), suas virtudes e futilidades, sem contar os aspectos grotescos que desencadeiam nisso e nisso. Mas, do ponto de vista cinematográfico, “O Diabo Veste Prada” se assemelha a uma comédia água com açucar das mais ralas.
A história você já conhece bem: o joão-nínguem que sai do nada, se supera, vira um espelho de seu mestre, mas acaba tendo questionamentos morais que irão fazê-lo rever sua vida. Sim, você viu isso, e zilhares de vezes. As cenas são previsíveis e a direção é fraca.
Mas, o que faz “O Diabo Veste Prada” valer o preço do ingresso? A resposta tem nome e sobrenome: Meryl Streep. A atriz carrega o filme nas costas e proporciona momentos tão divertidos, que vão fazer você relevar o “bobol” do roteiro.
Digo bobo porque, o filme tenta a todo momento criar justificativas para que o espectador não incline-se para um lado, nem para o outro. Mostra que Miranda Priestly não é tão má assim, existe uma ponta de emoção por trás daquela fachada sisuda, além do mais, vamos enaltecer suas características como uma profissional renomadíssima. Já Andrea Sachs toma decisões complicadas, mas criemos um acidente para que o público pense: “ah, mas não teria jeito mesmo…”.
No final das contas, “O Diabo Veste Prada” é isso: um filme que diverte todos os públicos, faz o espectador sair da sala satisfeito. Mas não mais do que um sorrisso no canto da boca e a sensação de uma oportunidade desperdiçada para falar a verdade.
PS: A participação de Gisele Bündchen é constrangedora. Linda, como sempre, mas não precisava ter aberto a boca.