Stop mines!
O terceiro setor não para de crescer no Brasil e no mundo. São mais de 250 mil ONGs no país, que movimentam R$ 12 bilhões/ano, oriundos da prestação de serviços, do comércio de produtos e da arrecadação de doações.
E na publicidade, o investimento em causas sociais também é um filão que vem sendo muito aproveitado. A iniciativa privada se une às organizações sociais, e o lucro vem pra todo mundo. Gera emprego, sustentabilidade e ainda ajuda muita gente.
Na faculdade tive a oportunidade de assistir uma palestra sobre o tema, em que uma das diretoras da McCann Ericksson contou como é o trabalho no terceiro setor, a dificuldade de se conseguir mídia e apoio de empresas, mas também como é recompesador ver o resultado.
O trabalho é voluntário, mas também deve ser muito profissional. É dessa maneira que vemos muitas agências de publicidade mundo afora defendendo causas sociais e realizando uma bela campanha de valorização da marca de associações e ONGs. Um trabalho onde todo mundo sai ganhando.
E por falar na McCann, devo lembrar que o trabalho desse grupo no terceiro setor é um dos melhores atualmente. Aqui no Brasil por exemplo, a agência atende a AACD e certamente você já deve ter visto muitas campanhas excelentes em veiculação na televisão e mídia impressa.
A McCann de Barcelona também realiza um trabalho maravilhoso para a Cruz Vermelha espanhola, como esse comercial que trago hoje aqui.
Para nós, aqui no Brasil, pode parecer algo distante ou até ficcional, mas a realidade é que muitos países e comunidades sofrem problemas gravíssimos devido as minas terrestres implantadas em regiões de guerras, disputas civis e etc.
E isso não pára. Terroristas e militares continuando utilizando esses armamentos, e quem mais sofre com isso é a população. Imagine viver em um lugar onde você não sabe no que está pisando, onde o direito de ir e vir é ofuscado pelo medo de ser jogado pelos ares a qualquer momento.
Sim, é uma questão delicada, envolve política, vidas humanas e muita discussão. Portanto, é muito difícil de se tratar o assunto em um comercial de TV e, 40 segundos. Mas a McCann soube fazer isso de forma sutil e tocante. Passar a mensagem, chocar com sutileza sem ofender o espectador.
Neste anúncio vemos pessoas fazendo aquilo que muitos de nós já fizemos muitas vezes quando andamos nas ruas, principalmente quando crianças. Quem nunca brincou de andar na calçada pisando só nos tijolinhos pretos ou seguiu uma linha demarcada no chão sem tirar o pé dela?
O filme mostra diversas situações assim, onde as pessoas brincam nas formas que estão pintadas no chão. É inocente e divertido, mas o texto do anúncio logo acaba com essa impressão: “Para você isso é só uma brincadeira. Para muitas pessoas, isso é a diferença entre a vida e a morte. Pare as minas”.
Entra a assinatura da Cruz Vermelha e o fade na trilha sonora, que se encaixa perfeitamente com o a mensagem do anúncio. O filme foi selecionado como um dos melhores da Europa no ano passado, levando prata no Eurobest Awards 2003.
Clique aqui para fazer o download do filme em formato .mpg. O arquivo tem 3.41 MB.
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