“Roma” é escolhido melhor filme do ano pelo círculo de críticos de Nova York
Filme da Netflix ganhou em três categorias da associação, enquanto o “First Reformed” de Paul Schrader ganhou em Melhor Ator e Melhor Roteiro
A temporada de premiações de fim de ano está apenas começando, mas suas engrenagens já estão em pleno movimento para determinar quem pode ou não sonhar com a tão glorificada estatueta do Oscar. Depois do National Board of Review, agora foi a vez do New York Film Critics Circle (NYFCC) – entidade que reúne os principais críticos de cinema da região da cidade de Nova York e é uma das principais no mundo da crítica junto da associação de Los Angeles – anunciarem os seus filmes preferidos da temporada. E embora algumas escolhas tenham coincidido entre as duas organizações, houveram algumas escolhas próprias e boas reviravoltas por parte do círculo de intelectuais de Manhattan, que decidiram consagrar o “Roma” do mexicano Alfonso Cuarón como grande produção cinematográfica de 2018.
Além do prêmio principal, o filme produzido e distribuído pela Netflix também foi escolhido pelo grupo como o projeto com o Melhor Diretor e Melhor Fotografia, ambos honrarias a serem recebidas pelo próprio Cuarón. Escolha da NBR para este ano, “Green Book: O Guia” acabou sendo esnobado pela organização junto de “Nasce Uma Estrela”, outro forte candidato ao Oscar da vez que acabou perdendo até em Melhor Filme de Estreia – consagração dada desta vez ao “Oitava Série” de Bo Burnham que pode estar se fortalecendo para a premiação principal.
Outra produção que recebeu múltiplos prêmios no NYFCC este ano foi o “First Reformed” de Paul Schrader, que foi escolhido pela crítica nova-iorquina como longa com as melhores atuação masculina e roteiro – duas categorias onde a produção mais tem chances de chegar à cerimônia da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Já entre as surpresas a maior sem dúvida aconteceu na categoria de Melhor Atriz, onde em um ano considerado “disputado por especialistas” a entidade escolheu agraciar Regina Hall por seu trabalho na comédia independente “Support the Girls”. Outras reviravoltas interessantes aconteceram em Filme Estrangeiro, onde apesar de “Roma” o polonês “Guerra Fria” saiu campeão; e Animação, no qual a aventura super-heroica “Homem-Aranha no Aranhaverso” superou os favoritos “Os Incríveis 2” e “Ilha dos Cachorros”.
Confira a lista completa de vencedores da NYFCC 2018 abaixo. A cerimônia de entrega dos prêmios acontece no próximo dia 7 de janeiro.
Melhor Filme: “Roma”
Melhor Diretor: Alfonso Cuarón (“Roma”)
Melhor Filme de Estreia: “Oitava Série”
Melhor Ator: Ethan Hawke (“First Reformed”)
Melhor Atriz: Regina Hall (“Support the Girls”)
Melhor Ator Coadjuvante: Richard E. Grant (“Poderia Me Perdoar?”)
Melhor Atriz Coadjuvante: Regina King (“Se a Rua Beale Falasse”)
Melhor Filme de Não-Ficção: “Minding the Gap”
Melhor Roteiro: “First Reformed”
Melhor Fotografia: “Roma”
Melhor Filme Estrangeiro: “Guerra Fria”
Melhor Animação: “Homem-Aranha no Aranhaverso”
Prêmios Especiais: Kino Classics Box Set “Pioneers: First Women Filmmakers”; David Schwartz, que se aposentou do cargo de Chief Film Curator no Museum of the Moving Image depois de 33 anos.