Rio de Janeiro ganha patinetes elétricos no mesmo formato de bicicletas compartilhadas
Iniciativa da Tembici patrocinada pela Petrobras chega à cidade de forma faseada a partir do início de dezembro
A Tembici, empresa de compartilhamento de bicicletas da América Latina, está trazendo para o Brasil a partir do dia 3 de dezembro com patrocínio da Petrobras Distribuidora seu serviço de patinetes elétricos que leva o nome de Patinete Petrobras.
A iniciativa, que será lançada em primeira mão no Rio de Janeiro, é o maior projeto do tipo no Brasil, com 500 modelos sendo colocados até janeiro nas ruas cariocas.
Inicialmente, os patinetes funcionarão com sistema de estações, devendo ser retirados e devolvidos em pontos específicos. Os pontos estarão espalhados pela cidade com uma identificação visual, e também serão localizáveis pelo aplicativo do projeto.
As instalações das estações e a inclusão de patinetes no sistema acontecerão de forma faseada: para o início das operações, no dia 3, serão 100 patinetes em operação, que poderão ser retirados e devolvidos em uma das 5 estações. Até o dia 15 de dezembro, já serão 150 patinetes em 10 estações. E para o início do ano que vem, 300 patinetes estarão disponíveis em 20 estações. A frota completa, de 500 patinetes em 25 estações, estará operando até o final de janeiro de 2019.
Os pontos estão localizados na orla, do Leme ao Leblon, além do entorno da Lagoa. Algumas estações estarão nas ruas e outras em Postos Petrobras.
Segundo Tomás Martins, CEO da Tembici, os patinetes elétricos são uma tendência em micro mobilidade. “Nós acreditamos que o potencial é grande, por isso resolvemos iniciar já com muitas unidades”, conta.
Além de somar diversas características importantes para este tipo de transporte, como a concentração urbana, o clima, topografia e perfil de cariocas e turistas, o Rio de Janeiro já é conhecido para a Tembici, que opera o sistema de bicicletas compartilhadas na cidade.
Os patinetes possuem display de velocidade, guidão mais largo e prancha de pé maior, garantindo uma maior estabilidade, com carga máxima para 110 kg. A velocidade é limitada eletronicamente a 15 km/h, para garantir a segurança dos usuários. Os patinetes também são rastreados por GPS e possuem sistema de freio traseiro a disco.