Nova campanha da Lyft quer lembrar você de todo o estresse que é dirigir
Comerciais criados pela Wieden + Kennedy colocam aplicativo como contraponto a todo o desgaste diário de lidar pessoalmente com o tráfego das grandes cidades
Dirigir está se tornando um hábito exaustivo nos dias de hoje. Com um número muito acima do saudável de carros saindo às ruas todos os dias, o trânsito se tornou um desafio constante no tráfego das grandes cidades, o que torna a atividade de conduzir um veículo com as próprias mãos e lidar com alternativas para escapar dos congestionamentos uma prática das mais desgastantes.
É exatamente esta sensação de saco cheio que é base para a nova campanha da Lyft. O aplicativo de transporte rival do Uber lançou ontem (12) dois comerciais rápidos que buscam lembrar o espectador do quão insuportável pode ser dirigir e, claro, como é muito mais fácil e rápido pedir um táxi pelo seu app.
O curioso, porém, é como a marca traduziu isso nas duas peças. Criados pela Wieden + Kennedy New York, os vídeos brincam bastante com a linguagem monossilábica com a qual os passageiros geralmente se comunicam com seus motoristas de táxi, algo que nos comerciais vira o resumo desta sensação de “abreviação” que a Lyft quer trazer à sua marca.
O primeiro vídeo da ação, intitulado “Nope/Yep” e com 60 segundos de duração, traz por exemplo um motorista que resolve “voltar atrás” na decisão de ir pros afazeres do dia e pedir um táxi. Todos os clichês surgem no caminho de volta, incluindo acidentes, congestionamentos e vendedores de carro querendo passar veículos mais caros – todos “negados” para dar lugar ao simples “yep” que as pessoas costumeiramente dão ao motorista quando entram no táxi. É um exercício de contraposição muito feliz.
https://www.youtube.com/watch?v=RGi4eW6OfD4
Já a segunda peça, mais rápida com seus meros 30 segundos, é mais direta ao ponto da campanha. “Yep, You Can” não só diz o mote do comercial como também mostra a variedade de maneiras de dizer “sim” ao taxista – e rola até uma participação especial de John Cleese no meio do caminho. Veja abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=9gNzfSDPSqc
Os dois comerciais são dirigidos por Tom Kuntz e carregam o slogan “Download & ride”.