Netflix está fazendo propaganda de “Roma” para seus assinantes mesmo antes deles logarem em suas contas
Serviço de streaming teria estampado página de acesso à conta de usuário com pano de fundo dedicado ao novo filme de Alfonso Cuarón
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“Roma” é sem dúvida o lançamento do ano para a Netflix. Maior aposta do serviço de streaming para enfim emplacar um lugar entre os maiores nomes da corrida pelo Oscar, o novo trabalho de Alfonso Cuarón vem coletando estatuetas no circuito de premiações na mesma medida que causou todo tipo de conflito interno dentro da empresa, que até então prezava acima de tudo pela disponibilização simultânea de seus filmes no catálogo e nas telonas – mesmo que isso significasse bater de frente com as grandes cadeias de salas de cinema.
A história foi bem longa. Depois de uma treta gigantesca com o Festival de Cannes e quase comprar sua própria rede de salas para lançar seus projetos, a Netflix decidiu seguir o pedido feito pelo próprio Cuarón e lançar “Roma” em alguns cinemas selecionados antes da estreia mundial no seu serviço. Desde 21 de novembro passando em algumas salas nos Estados Unidos, o filme foi lançado hoje (14) no catálogo do streaming e contará com sessões gratuitas em alguns países (incluindo o Brasil, onde passa em São Paulo e no Rio de Janeiro desde esta sexta até o dia 26 de dezembro). É o que Cuarón vem chamando de “Romatón” – a maratona de “Roma”.
Mas enquanto a Netflix vai atendendo a pedidos e – para o desgosto de Ted Sarandos – vai exibindo o filme nos cinemas, a divulgação de “Roma” em sua plataforma segue a todo vapor, atendendo a ânsia de levar a produção para o próximo Oscar. É tanta vontade de emplacar o longa entre seus assinantes que pelo visto a publicidade está mirando todos os lugares dentro do site, incluindo… a página de entrada.
Isso porque nos Estados Unidos o redator da IndieWire Zack Sharf publicou no Twitter uma foto que mostra sua tela de escolha da conta Netflix tomada por um pano de fundo dedicado a “Roma”, uma medida que é inédita para os padrões de publicidade do serviço. Habitualmente, o máximo de “divulgação instantânea” que o serviço oferecia ao usuário morava DEPOIS dele ter clicado em seu ícone, inundando o menu inicial com o trailer de uma de suas produções originais. Confira abaixo o layout do merchan.
[ATUALIZAÇÃO: 15/12, 23h] Esta não é a primeira vez que a Netflix apela para este modelo de publicidade em sua plataforma. Em tempos recentes, o serviço começou a usar o formato para divulgar novas temporadas de destaque de suas séries, como a estreia de “O Mundo Sombrio de Sabrina” e o último ano de “House of Cards”. O “merchan no login”, porém, só foi aplicado agora para um dos filmes originais da empresa. [FIM DA ATUALIZAÇÃO]
A vontade da Netflix em promover o filme não é à toa. Tendo vencido o Leão de Ouro no último Festival de Veneza, “Roma” é hoje ao lado de “Green Book: O Guia” e “Nasce Uma Estrela” o principal candidato cotado para o Oscar de Melhor Filme e tem como maior adversário o preconceito dos votantes com a plataforma, que incluem entre outros a falta de divulgação de suas produções dentro do catálogo. É uma barreira que pode ser superada nesta edição, porém, dado as aparições cada vez mais sólidas da Netflix na lista.
Para quem tem interesse em tentar lugar nas exibições de “Roma” nos cinemas brasileiros, vale a pena tentar a sorte aqui.