Prada retira do ar produtos acusados de blackface

Prada retira do ar produtos acusados de blackface

Boneco da coleção Pradamalia remete a retratos racistas e diversas comparações entre macacos e pessoas negras feitas ao longo da História

por Soraia Alves
prada-otto-blackface

Já é quase 2019, mas algumas marcas continuam errando feio em campanhas que são claramente péssimas ideias. O mais recente caso envolve a conceituada grife italiana Prada, que lançou o bonequinho 
Otto como parte da coleção Pradamalia. O boneco aparece tanto como mascote da coleção quanto em produtos como chaveiros.

Acontece que a aparência de Otto, descrito como “criaturinha misteriosa que tem partes biológicas, partes tecnológicas, todas as partes Prada” é extremamente estereotipada. A pele escura e os lábios bem grossos e vermelhos remetem a muitos retratos racistas e referências a macacos dirigidos às pessoas negras ao longo da história. Não é nenhum pouco difícil perceber isso.

Um post no Facebook feito por Chinyere Ezie mostra a semelhança do boneco, em exibição na loja da Prada em Nova York, com representações de blackface que estão numa exposição do Smithsonian National Museum of African American History and Culture. A postagem repercutiu ainda mais depois de aparecer na conta Diet Prada, no Instagram (e que não tem relação com a Prada).

Depois da repercussão, a Prada lançou um comunicado oficial anunciando a retirada do macaco de exibição e circulação. A marca também garante que “nunca teve a intenção de ofender alguém. O grupo Prada abomina imagens racistas. A Pradamalia são peças de fantasia compostas por elementos da imaginação da Prada. São criaturas imaginárias que não pretendiam fazer qualquer referência ao mundo real e certamente não pretendiam ser blackface.”

Ainda assim, é difícil entender como a marca deixou uma campanha com esse personagem passar. Principalmente porque, no mês passado, a Dolce & Gabbana também sofreu acusações de racismo com consequências em seus negócios. Na ocasião, a grife sofreu um boicote na China depois de lançar uma campanha com uma mulher chinesa lutando para comer pratos como macarrão e pizza com hashi.

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