Após acordo entre empresas, iTunes da Apple será incluído nas TVs da Samsung
Inclusão da plataforma da Apple nas TVs das linhas 2018 e 2019 da Samsung indica interesse da marca da maçã em se tornar “prestadora de serviços”
Apple e Samsung anunciaram neste domingo (6) uma parceria que envolve seus produtos e serviços de TV. A novidade, lançada em antecipação ao Consumer Electronic Show 2019 (CES) mostra que agora as TVs das linhas 2018 e 2019 da Samsung terão acesso ao iTunes, possibilitando o consumo de produtos do catálogo da Apple, como filmes e programas de TV.
O anúncio é grande não só pela parceria entre as duas rivais, mas também por colocar a Apple em uma posição de “prestadora de serviços”, além de ser uma forma da empresa “admitir” que a Apple TV não deu o resultado esperado.
Outro ponto é que a Apple não deve limitar a parceria à Samsung. Provavelmente teremos, em um futuro próximo, o serviço sendo replicado por outros fabricantes de dispositivos.
Por fim, vemos que a Apple se coloca na mesma posição de outras empresas, como Netflix e Amazon, que já possuem apps em aparelhos da Samsung, também como uma projeção de como a empresa pretende entrar na “guerra do streaming” logo menos.
As TVs da linha 2019 da Samsung já terão o app da Apple embutido. Já os modelos de 2018 passarão por uma atualização, ainda sem data definida. Os aparelhos também terão compatibilidade com o AirPlay 2, que permite que dispositivos exibam conteúdo transmitido por aparelhos da Apple, como fotos e podcasts.
Esse movimento da Apple em “se abrir” para rivais não é exatamente novo. Em 2003, a empresa possibilitou que o iTunes se tornasse compatível com o Windows, a fim de aumentar suas vendas de iPods, seu principal produto na época.