Rival da Amazon, Microsoft se une a rede de supermercados Kroger para criar lojas tecnológicas
Maior rede de supermercados dos Estados Unidos passa por atualização para se tornar mais tecnológica e concorrer com a Amazon Go
A nova empreitada da Microsoft visa concorrer com a Amazon em outra frente de mercado, além dos gadgets. A empresa fez uma parceria com a Kroger, maior rede de supermercados dos Estados Unidos, para criar diversas lojas com alta tecnologia e, consequentemente, competir com a Amazon Go.
Vale lembrar que, no ano passado, a Microsoft anunciou uma parceria semelhante com o Walmart. Isso mostra como os varejistas americanos estão cautelosos com o crescimento da Amazon nessa área, que já tem planos de lançar 3 mil lojas da Amazon Go nos Estados Unidos.
As lojas protótipos da Kroger, localizadas em Washington e Ohio, estão equipadas com prateleiras digitais e câmeras de reconhecimento de imagem e têm como objetivo criar um ambiente de varejo mais fácil para clientes e funcionários. As duas empresas também esperam usar a sinalização digital para vender anúncios direcionados com base no cliente.
Para os clientes, o maior benefício das duas lojas piloto é a experiência de compra guiada. Usando um aplicativo ou um dos terminais existentes “Scan, Bag, Go” da Kroger, o consumidor é direcionado pela loja para encontrar os itens de sua lista de compras. Quando chega ao corredor correto, os sinais de prateleira digital mostram um símbolo personalizado para apontar o item desejado.
Apesar das inovações, os modelos da Kroger ainda não são tão avançados quanto a experiência da Amazon, mas são muito mais “hi-tech” do que as outras 2.800 lojas da rede.
Também há rumores de que a Microsoft está trabalhando em um sistema de lojas sem caixa, que funcionaria usando câmeras montadas em cada carrinho de compras para rastrear os itens. Mas sobre isso ainda não há nenhuma confirmação oficial da empresa.