Investigação ressalta que Instagram falha no controle de perfis que vendem seguidores
Empresa confirma que é difícil controlar perfis considerados spam, mas que elimina-os da plataforma assim que detectados
O site TechCrunch fez uma investigação sobre a presença de perfis que vendem seguidores falsos no Instagram, o que, segundo a plataforma, é contra suas diretrizes.
Segundo a publicação, o Instagram tem permitido o anúncio de empresas que vendem seguidores falsos ou que seguem perfis automaticamente, o que é considerado spam. Por se tratar de anúncios pagos, quer dizer que o Instagram tem ganhado dinheiro com aquilo que deveria banir da plataforma.
O site destaca que encontrou 17 serviços vendendo seguidores falsos ou spam automatizado, apesar de violarem abertamente as políticas da rede. Em resposta ao relato, o Instagram disse ter removido todos os anúncios e desativados as contas do Facebook e do Instagram dos serviços que foram reportados. No entanto, um dia depois, o TechCrunch ainda encontrou anúncios de dois desses serviços no Instagram, e descobriu novas cinco empresas pagando para promover o mesmo tipo de serviço.
Isso levanta a questão sobre como, e se de fato, o Instagram protege seus usuários desse tipo de spam.
Em novo comunicado, um porta-voz do Instagram confirmou que a plataforma encerrou os anúncios e as contas dos violadores que foram descobertos pela reportagem, alegou que é difícil combater o spam e o Instagram precisa sim melhorar o controle desses casos:
“Ninguém gosta de receber spam em curtidas e comentários. É muito importante para nós que as interações das pessoas no Instagram sejam verdadeiras e estamos trabalhando muito para manter a comunidade livre de comportamentos de spam. Os serviços que oferecem para aumentar a popularidade de uma conta por meio de curtidas, comentários e seguidores inautênticos, bem como anúncios que promovem esses serviços, não são permitidos no Instagram”, diz parte do comunicado.
Ainda assim, o problema não sumirá do dia pra noite. E pouco sabemos sobre as possíveis resoluções da empresa para melhorar esse controle.