Com indicação de "Roma", Netflix tem seu primeiro filme concorrendo ao Oscar de Melhor Filme

Com indicação de “Roma”, Netflix tem seu primeiro filme concorrendo ao Oscar de Melhor Filme

Com intensa aposta em conteúdos originais e orçamentos ilimitados, Netflix tem 10 indicações no Oscar 2019, seu maior feito até agora

por Soraia Alves
roma-alfonso-curon-oscar2019

Agora é oficial: a Netflix tem seu primeiro filme concorrendo à categoria mais importante do OscarMelhor Filme. A indicação de “Roma”, do diretor Alfonso Cuarón, consagra a intensa aposta da plataforma de streaming em conteúdos originais, o que significa um grande investimento em dinheiro.

A Netflix entrou no jogo de conteúdos originais em 2013, e não demorou para criar um gigantesco portfólio de programas e filmes. Mas sua aposta não é só na produção em si. A logística engloba diversas formas de divulgação dos projetos, e o investimento ilimitado em materiais que o diretor de conteúdo da empresa, Ted Sarandos, sabe que pode fazer a plataforma receber indicações e levar prêmios.

Esse é o caso de “Roma”, que exalta a liberdade de criação de Cuarón. O filme estreou em agosto no Festival de Veneza (e levou o Leão de Ouro), e em dezembro “chegou ao mundo” através da plataforma de streaming. O lançamento só não foi totalmente exclusivo para os assinantes da Netflix graças a um acordo feito pela empresa, que assegurou a transmissão do filme em 600 cinemas pelo mundo.

A discussão sobre o formato streaming ocupar espaço em premiações parece, de fato, ultrapassada. Em 2018, a Netflix empatou com HBO em vitórias do Emmy (23). Já o Oscar, mesmo depois de um período de resistência, principalmente por parte da Academia de Hollywood, vem abrindo espaço para o streaming, graças ao novo presidente da Academia, John Bailey. Já no ano passado, “Mudbound – Lágrimas sobre o Mississipi”, outro filme original Netflix, recebeu indicações em quatro categorias.

Mas participar dessas premiações também é uma maneira de aumentar a credibilidade da Netflix entre os cineastas, principalmente os que temem que fazer um filme pela plataforma signifique perder o público que prefere ver filmes nos cinemas.

Com suas 10 indicações e a disputa nas categorias mais prestigiadas do Oscar, “Roma” vem coroar o prestígio alcançado pela Netflix até agora. É o definitivo “aceita que dói menos” para quem ainda mantém um discurso que inferioriza as produções em plataformas de streaming.

Levar o Oscar não seria apenas um grande “status” para a Netflix. Seria a recompensa de milhões e milhões em investimento. Quem trabalha dentro da empresa garante que “qualquer coisa que se pareça uma ótima ideia, ganha investimento ilimitado”. A longo prazo, isso pode ser a glória ou a ruína da plataforma. Em todo caso, parte dessa história veremos no próximo dia 24 de fevereiro, a noite do Oscar 2019

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link