- Criatividade
- / Cultura
- / Tech
Apple patrocina curta de Jia Zhangke para divulgar câmera do iPhone XS
“The Bucket” foi lançado bem a tempo das comemorações do ano-novo chinês e acompanha jornada de um jovem para casa com um balde na bagagem
Para ajudar na divulgação de seus modelos de celular e, em especial, das câmeras potentes que acompanham os seus aparelhos, a Apple vem desenvolvendo nos últimos tempos o hábito de chamar grandes cineastas para produzir comerciais e mesmo gravar filmes com seus novos iPhone. Ultimamente, o interesse tem sido maior sobre o mercado chinês onde a empresa disputa com a Huawei a hegemonia da região, então não é de surpreender que a marca venha chamando grandes nome do cinema do país para trabalhar com seus celulares.
Assim, depois de chamar Peter Chan no ano passado para filmar com o iPhone X, agora a Apple contratou ninguém mais que Jia Zhangke para realizar um projeto com o iPhone XS. Nome maior da chamada “sexta geração” do cinema chinês e um dos principais cineastas do país atualmente, o diretor de filmes como “Plataforma” e os recentes “As Montanhas Se Separam” e “Amor Até as Cinzas” produziu com a câmera potente do novo modelo da empresa o singelo curta “The Bucket”, cuja premissa parte da jornada de um jovem para voltar da casa da mãe com um balde que recebeu da matriarca. A revelação do conteúdo da embalagem gigante, claro, é o que move o tom sentimental do projeto, lançado bem a tempo das comemorações do ano-novo chinês.
A parte mais interessante do projeto todo, porém, é mesmo a oportunidade de ver Zhangke trabalhando com a câmera do celular. Tendo trocado a fotografia em película pela digital há algum tempo em seus longas, o curta marca a primeira incursão do cineasta pela filmagem com smartphones, o que na tela nem é sentido como ineditismo: a sensação que “The Bucket” passa é de que o diretor está trabalhando normalmente com câmeras digitais, o que pro departamento de tecnologia da Apple só pode ser uma vitória.
Como no caso de Chan, a Apple divulgou junto do curta dois outros vídeos de 40 segundos que consistem basicamente de Zhangke dando dicas de filmagem com a câmera do iPhone XS. O trabalho de câmera de “The Bucket”, vale acrescentar, é de Yu Lik-wai, diretor de fotografia que trabalhou com o cineasta em “As Montanhas Se Separam” e “Um Toque de Pecado”.
Além de “The Bucket”, Zhangke verá lançado este ano e em diversos países do mundo (incluindo o Brasil) o seu “Amor Até as Cinzas”, que fez passagem pelo último Festival de Cannes.