Na Suécia, Burger King tira sarro do cardápio do McDonald’s depois da rival perder licença do Big Mac
“The Not Big Macs” foi criado para aproveitar derrota jurídica histórica do McDonald's na Europa, onde agora qualquer rede de fast food pode ter (e vender) o seu Big Mac
Há mais ou menos duas semanas, o McDonald’s sofreu uma derrota jurídica histórica ao perder os direitos da licença do nome “Big Mac” na Europa. Em um processo movido pela irlandesa Supermac, a pequena rede rival venceu a causa perante o Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia depois de alegar que a gigante do fast food estava praticando “bullying de licenças” ao registrar o nome “SnackBox” (um dos produtos oferecidos pela Supermac) como seu sem ter nenhum plano sobre o item.
O problema é que, durante o processo, o McDonald’s também acabou não conseguindo provar na corte que estava fazendo uso genuíno do termo “Big Mac” em suas unidades em até cinco anos antes do Supermac entrar com o processo. O uso de pôsteres e menus online com o nome não se mostraram suficiente para o instituto, que agora está permitindo que qualquer empresa venda o seu Big Mac nos países da União Europeia.
Quem resolveu aproveitar desta história pra fazer mais uma “zuera” com o McDonald’s, claro, foi o Burger King, que resolveu recriar o menu do rival em forma de sátira. Criado pela Ingo, o cardápio “The Not Big Macs” vem aparecendo em unidades do BK ao redor da Suécia é na real uma versão da linha de produtos oferecidos pela marca com nomes que comparam seus sanduíches com o Big Mac – só que os do Burger King são evidentemente taxados como melhores e mais gostos pela ação.
As opções incluem todo tipo de chiste direcionado à estrela caída da concorrência, desde “O tipo o Big Mac, mas na real grande” ao “O hambúrguer que o Big Mac gostaria de ser”, passando por zoeiras inacreditáveis como “O tudo menos o Big Mac” e “O é tipo o Big Mac, mas mais gostoso e saboroso”. Confira acima.
É bom lembrar que esta ação não é nem um pouco inédita ao Burger King em termos de “ofensiva contra o Mc”. Nos últimos meses, a rede tem aproveitado toda e qualquer oportunidade para fazer piada com a rival, seja por meio de ganchos deixados pelo cotidiano ou em ações criadas pelas agências que prestam serviço à marca.