Ikea quer despoluir o ar da sua casa
Cortina funciona quase como uma planta dentro de casa, com um fotocatalisador que é ativado quando entra em contato com a luz
A Ikea está investindo em soluções que colaboram com a preservação do meio ambiente, como sistemas de iluminação inteligentes e persianas também inteligentes e de baixo custo. Agora, um novo produto da empresa, o Gunrid, promete a limpeza do ar em espaços internos.
Segundo a Ikea, o desenvolvimento do produto, uma espécie de cortina, levou vários anos de pesquisas. Ele ajuda a purificar o ar do interior de ambientes sem utilizar energia elétrica ou sistemas de filtragem complexos.
Basicamente, o Gunrid funciona quase como uma planta de casa. Ele é um “pedaço de tecido” (no caso, cortinas) tratado com um fotocatalisador baseado em minerais, que é ativado quando entra em contato com a luz. Quando ativado, ele elimina alguns poluentes internos comuns, como odores e o formaldeído – um composto orgânico natural presente em resinas e revestimentos industriais, e que considerado um agente cancerígeno.
Como a Ikea observa, outras versões desse fotocatalisador já existiam antes, mas a opção da empresa é a primeira que pode ser ativada pela luz interna de um ambiente, e não apenas pela luz solar: “Queríamos criar uma maneira simples, conveniente e acessível de limpar o ar e que não ocupasse muito espaço nas casas das pessoas”, diz Mauricio Affonso, desenvolvedor de produtos da Ikea da Suécia.
Apesar do anúncio, o Gunrid ainda está em fase de experimentação, e precisa passar por mais uma bateria de testes para ser liberado para a comercialização. Se tudo correr como as previsões da empresa, ele será lançado até 2020.
Vale lembrar que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a poluição do ar é um dos maiores riscos para a saúde ambiental do planeta, e a causa de doenças cardíacas e respiratórias, além de casos de câncer. Os números da organização mostram que 1 a cada 8 mortes é causada por essas doenças à poluição.