Toyota Tacoma | Girlfriend
Não há dúvidas que de um grande criativo precisa saber contar boas histórias. Essa é uma das formas mais eficientes de se seduzir o consumidor, já que podemos utilizar duas ferramentas primordiais: o humor e a emoção.
Como disse João Anzanello Carrascoza em seu livro “Razão e Sensiblidade no Texto Publicitário”, os anúncios que apelam para a sensibilidade incorporam a estrutura narrativa do conto breve.
Já postei aqui no Brainstorm #9 dezenas de comerciais que contam uma boa história, eles fazem o espectador pensar e deduzir os acontecimentos que vieram antes e que ocorrerão depois do que está sendo mostrado naqueles 30 segundos. É aquilo que chamamos de a história por trás do anúncio.
Este filme para a Tacoma Cabine Dupla da Toyota que trago aqui hoje trabalha justamente desta forma. Criado pela Saatchi & Saatchi de Los Angeles, EUA, o comercial é filmado como um vídeo caseiro.
Nele vemos a namorada raivosa de alguém que parece não estar agradando muito a moça. Ela berra todo tipo de impropérios diante da câmera e decide executar sua vingança no maior objeto de afeição do seu namorado, ou seria melhor dizer, ex-namorado.
A garota faz a Tacoma do rapaz despencar morro abaixo e filma tudo com satisfação. Ela comemora, achando que tudo deu certo em seu plano, mas a alegria só dura até ela perceber surpresa os resultados desapontadores da vingança.
Com bom humor e ironia, este anúncio sabe envolver o espectador na história, utilizando a publicidade narrativa para demonstrar um produto. É um conto breve onde a marca e o produto são protagonistas.
Intitulado de “Girlfriend”, o comercial foi premiado com Leão de Ouro no Festival de Cannes 2004.
Clique aqui (botão direito – Salvar destino como…) para fazer o download do filme em formato .MOV. O arquivo tem 2.53 MB. Lembrando que é preciso o QuickTime para assistir o vídeo.