Depois de polêmica, YouTube deleta mais de 400 canais com comentários pedófilos

Depois de polêmica, YouTube deleta mais de 400 canais com comentários pedófilos

Milhões de comentários foram removidos após denúncias que pedófilos estariam se aproveitando de conteúdos da plataforma de forma perversa

por Pedro Strazza
16222001803360

[Atualizado com novas informações sobre as medidas tomadas pelo YouTube e a declaração oficial do site sobre o caso]

O YouTube vem recebendo desde a última terça-feira, dia 19 de fevereiro, uma série de críticas sobre uma invasão de pedófilos à sua rede. As denúncias partiram de um post no Reddit e de Matt Watson, ex-youtuber que em um vídeo (abaixo) expôs como o algoritmo de recomendação do site vem sendo explorado financeiramente por pedófilos para propagar pornografia infantil sem quebrar as regras de conduta da plataforma.

O truque envolveria o uso de certos termos na ferramenta de busca. Quando um usuário procura por exemplo pelo termo “bikini haul” (um subgênero de vídeos de mulheres mostrando os biquínis comprados), o YouTube revela uma seleção de conteúdos a princípio inocentes, incluindo o de crianças que passam pela brincadeira. O que acontece a partir daí é o problema, porém, pois as seções de comentários destes vídeos protagonizados pelos menores são inundados por usuários que apontam momentos do vídeo onde os pequenos mais se expõem para a câmera e as “elogiam” por sua beleza física.

A situação ficava mais complexa porque tudo isso estava acessível a menos de dez cliques de distância de qualquer usuário, graças à habilidade do algoritmo em ressaltar o que está “bombando” no site à partir do que é mais “popular” – e os vários comentários acumulados nestes vídeos os levavam direto ao topo dos mais procurados.

O YouTube obviamente não recebeu as denúncias calado, e desde então vem realizando uma verdadeira limpeza no site sobre conteúdos do tipo. Desde terça, a empresa já apagou mais de 400 canais que praticavam esta atividade e suas mais de dezenas de milhões de comentários, intensificando o processo depois que vários anunciantes – incluindo aí a Nestlé e a Disney – começaram a interromper suas compras de espaço na plataforma.

Além disso, foram desabilitados diversas seções de comentários dos vídeos onde a prática foi detectada pela empresa, que também fez o mesmo com canais onde jovens poderiam estar expostos a ação do tipo – vídeos onde crianças e adolescentes poderiam estar mais expostos foram removidos. Todo este conteúdo foi entregue a autoridades nos Estados Unidos, de forma que as devidas medidas legais sejam tomadas contra os criminosos.

Ao B9, um porta-voz do site declarou que “Qualquer conteúdo – incluindo comentários – que coloque menores em perigo é repulsivo e temos políticas claras que proíbem isso no YouTube. Nós tomamos ações imediatas, removendo contas e canais, reportando atividades ilegais às autoridades e desabilitando comentários em dezenas de milhões de vídeos que incluem menores de idade. Ainda há mais a ser feito e continuamos a trabalhar para melhorar e identificar abusos mais rapidamente.”.

A questão, claro, só aumenta o criticismo sobre a metodologia do YouTube sobre que vídeos são promovidos pela própria empresa, já que seus algoritmos cada vez mais vem se mostrando falhos e sujeitos a mal uso pelos usuários e creators.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link