Comercial de Spike Jonze para MedMen desafia olhar da sociedade norte-americana sobre a maconha
Curta é protagonizado por Jesse Williams, de "Grey's Anatomy", e ressalta a importância de descriminalizar a erva
A MedMen, gigante do mercado da maconha, lançou um comercial dirigido por Spike Jonze (o cineasta de “Ela”) que serve como manifesto contra a criminalização da maconha. De acordo com o Adweek, o objetivo da empresa é mudar o diálogo e promover a normatização da maconha. A propaganda é co-escrita e protagonizada por Jesse Williams (de “Grey’s Anatomy”), e será projetado em cinemas de Califórnia, Michigan e Nevada.
“Nosso desejo era criar um comercial com uma mensagem profunda”, afirma David Dancer, CMO da MedMen; “Nosso valor fundamental é garantir que pessoas podem ter uma vida segura, feliz e saudável com a cannabis fazendo parte dela. Nosso objetivo não é apenas tirar o estigma e normalizar, mas destacar que a forma como o assunto é abordado tem sido injusta”.
O comercial será transmitido digitalmente e a marca pretende anunciar seus produtos amplamente por diversas mídias, incluindo rádio, podcasts e demais plataformas digitais. “A criminalização arbitrária de uma planta, com flagrantes punições exageradas, devem chegar ao conhecimento público e ser deixadas para trás por um cenário mais coerente, realista e justo”, afirma Williams.
Após uma longa era com o assunto sendo tratada como tabu, o tratamento da sociedade americana com a maconha tem mudado nos últimos anos. Inicialmente legalizada apenas em alguns estados, aos poucos a erva encontra espaço em outras regiões do país. Hoje, mais de 50% da população americana já tem acesso à maconha por vias legais.
Os resultados são impressionantes. O estado do Colorado, por exemplo, recolhe mais de 270 milhões de reais em impostos com a venda da maconha. Pesquisas mostram também que a legalização reduziu consideravelmente os índices de violência na fronteira com o México.
Por mais que a barreira estatal tenha sido superada em algumas regiões, ainda há um longo caminho a se percorrer até mudar a visão que a sociedade tem sobre a maconha. Campanhas como a da MedMen, portanto, são importantes para abrir um debate sobre a forma como a erva é tratada, independente de seu consumo. No Brasil, uma discussão sobre a descriminalização da maconha ainda parece algo distante.