Comercial do Google em homenagem ao Black Girl Magic recebe críticas da criadora do movimento
Empresa contemplou movimento que enaltece mulher negra com vídeo que celebra as grandes personalidades, mas esqueceu de fazer a mesma reverência às fundadoras do projeto
O Google lançou no começo desta semana um vídeo em homenagem ao Dia da Mulher e, mais especificamente, às mulheres negras. Intitulado “Black Girl Magic: A Moment in Search”, o vídeo foca no público feminino e afro-americano tomando emprestado os valores do movimento de mesmo nome – que celebra a beleza, a força e os feitos desta população tantas vezes oprimida por seu gênero e cor de pele – para materializar em imagens os resultados da busca pelo termo em sua plataforma.
A peça é bonita por reunir tantas celebridades e personalidades negras – incluindo aí pessoas como a ginasta Simone Biles, a tenista Serena Williams e a atriz Laverne Cox – e potencializar o discurso de força e superação destas mulheres, mas acaba esquecendo de creditar aquela que talvez seja a figura mais importante: a criadora do Black Girl Magic, CaShawn Thompson.
A ausência da fundadora não passou batido pelo público. Além de muitos irem na contramão dos diversos elogios ao anúncio para chamar atenção ao problema, a própria Thompson respondeu ao tweet do Google com o comercial criticando a decisão infeliz de “esquecê-la”. “Eu fico extremamente ressentida de ter meu trabalho e nome apagado de um fenômeno cultural que criei. É assim que vocês tratam regularmente as mulheres negras?” escreveu a fundadora da organização na rede social.
Junto do Twitter, Thompson também fez uma postagem no seu Instagram agradecendo a todos que se manifestaram nas redes em seu favor e reiterando o incômodo com o vídeo.
O Google ainda não emitiu uma declaração sobre as respostas negativas ao comercial, nem respondeu a autora do projeto com algum esclarecimento.