Citroën Virgin Mega | Le Clap
Em parceria com a loja de música online Virgin Mega, a Citroën lançou na França uma série especial de carros, que inclui os modelos C2, C3 e C4 Coupé, totalmente voltados para a música.
Os carros dessa linha trazem rádio CD MP3 como item de série e dão aos compradores como brinde um MP3 player da marca Creative e o direito de fazer download de 50 músicas na Virgin Mega.
Para divulgar a série, a agência Scher Lafarge de Paris criou o divertido comercial abaixo. Intitulado “Le Clap”, o filme traz a assinatura “What’s your beat?” e tem a antiga música “Tainted Love”, na versão do Soft Cell, como parte integrante da idéia. Vale a pena assistir.
Porém, em paralelo ao sucesso do comercial, a linha Virgin Mega da Citroën levantou na França uma grande polêmica em torno de DRM (ouça o Braincast 7: Liberdade Digital) e todas as condições impostas para se fazer download das 50 músicas. Primeiro que as músicas só funcionam em plataforma Windows, e são inúteis em outros mp3 players, como iPod e Sony.
Limitações sem sentido que fizeram os consumidores reclamarem em blogs e sites, além de dizerem bem alto: “Não compre um Citroën Virgin Mega”. A intenção da montadora francesa foi ótima, mas as “regrinhas” de outras indústrias acabou jogando uma parceria com grande potencial de sucesso no lixo.