Twitter considera “esconder” likes e retweets para tornar plataforma mais saudável

Twitter considera “esconder” likes e retweets para tornar plataforma mais saudável

Plataforma de testes da rede social revelou medida como um dos experimentos que podem vir a ser aplicados no site

por Pedro Strazza
cover-twitter2

O Twitter nos últimos tempos vem estudando maneiras de tornar sua plataforma um pouco mais saudável para seus usuários, especialmente depois que seguidas pesquisas apontaram que a rede social é dentro do atual cenário uma das (senão a) mais pesadas no campo emocional. Não tem sido fácil: embora várias medidas positivas tenham sido implementadas (incluindo a eliminação de perfis que ofendem transgêneros), algumas como a limpeza de bots e contas falsas mergulhou os relatórios financeiros da empresa em direção à crise, registrando quedas consecutivas e forçando a companhia a divulgar ao público mais dados do que gostaria.

Agora, porém, a rede social pelo visto pretende fazer suas alterações mais radicais desde sua criação em meados dos anos 2000, visando justamente alimentar os “debates saudáveis” que prometeu no começo deste ano. Na última segunda, os fundadores do Twitter Jack Dorsey e Biz Stone anunciaram ao público o lançamento de um protótipo intitulado twttr, que pretende simplificar e melhorar a “experiência” da plataforma por meio de mudanças simples.

O app novo conta com algumas mudanças pontuais que alimentam esta meta proposta pela empresa, incluindo coisas como códigos de cores para o sistema de replies e um “enxugamento” das threads e conversas dentro da plataforma (veja abaixo). Isso sem contar, claro, o “Stories” que a empresa planeja lançar em algum momento no futuro, de forma a potencializar o viés informativo do site.

A alteração mais impactante, porém, é que o twttr “esconde” os likes e retweets na timeline: mesmo se você tiver interesse em compartilhar ou favoritar certa publicação, é necessário que se clique no tweet para que as duas opções apareçam.

Fonte: TechCrunch
Fonte: TechCrunch

Esta proposta não é nova dentro da rede social. Pelo menos com o “curtir”, já faz algum tempo que pesquisadores no meio acadêmico afirmam que a ferramenta só incentiva o vício e a necessidade de validação externa entre os usuários, o que no fim de 2018 fez circular o boato de que o Twitter estava considerando deletar a opção do site.

Mudanças oficiais, entretanto, ainda não aconteceram dentro da plataforma principal, que continua a manter aparente as duas opções em todo tweet. É ver agora até aonde Jack Dorsey está determinado a melhorar sua criação.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link