MySpace perde 15 anos em arquivos de música ao mudar de servidor
Fotos, vídeos e outros tipos de arquivos também foram perdidos na transferência, corrompidos ao ponto de ser impossível recuperar qualquer coisa armazenada na plataforma
Se você é daquelas pessoas que usou intensamente o MySpace nos anos 2000 para subir online e armazenar todas as suas músicas favoritas ou composições próprias, todo aquele esforço acaba de ser jogado fora pela própria plataforma. Em um e-mail enviado a um usuário do Reedit, a rede social confirmou que perdeu TODOS os arquivos armazenados em seu histórico entre os anos de 2003 e 2015 depois que uma rotineira mudança de servidor corrompeu todos as pastas a ponto de torná-las intransferíveis ao novo site – e sim, não há como recuperar nenhum dos arquivos.
A informação de que o site perdeu todo o seu rico histórico já circulava como boato há um ano nas redes sociais, quando foi noticiado que o MySpace estava enfrentando problemas para reproduzir ou baixar quaisquer vídeos ou canções lançados em sua plataforma até três anos atrás. Na época, a empresa chegou a afirmar que estava trabalhando para corrigir o problema, mas agora pela resposta oficial a situação chegou ao ponto de ser impossível “recuperar todos os dados perdidos”, sejam eles músicas, fotos ou vídeos.
A perda é gravíssima se considerar a posição central que o MySpace ocupou no primeiro boom das redes sociais no começo do século, tendo servido como principal receptáculo de arquivamento de músicas e fotos até a entrada do Facebook em 2008. A plataforma também foi base para inúmeras bandas divulgarem seus trabalhos, incluindo o Arctic Monkeys que é hoje um dos principais nomes do cenário indie da música estadunidense.
A perda do MySpace agora deve atiçar a questão da preservação histórica no meio digital em outras empresas, incluindo sites como o YouTube, o Vimeo e o próprio Facebook que hoje recebem todo tipo de arquivo de seus usuários sem que estes considerem o famoso backup por um instante na hora de postar seus trabalhos.