Comercial da FOX celebra compra da Disney como um “novo começo”
Vídeo é uma grande montagem com todas as séries e programas de sucesso da companhia e trata venda como uma chance de “recomeço”
Demorou um ano, três meses e seis dias, mas no último dia 20 de março a Disney enfim concluiu seu plano e fechou a compra dos estúdios da 21st Century Fox por impressionantes 71,3 bilhões de dólares. E enquanto a indústria sente os primeiros impactos da aquisição do momento da empresa do Mickey e a própria companhia promove um gigantesco remanejamento interno, a Fox como marca também se vê em um novo momento de sua trajetória, agora despida de sua posição de prestígio como um dos grandes nomes de Hollywood para se submeter ao controle de uma antiga rival. Afinal, o que vem agora?
A resposta veio da própria empresa, que na noite da conclusão da transação lançou na programação de seu principal canal na TV norte-americana um longo comercial de 90 segundos que declara a sua “nova era”. Intitulado “FOX Entertainment’s New Chapter”, o vídeo é montado à partir do extenso catálogo de séries da FOX – incluindo “Os Simpsons”, “Glee”, “Fringe” e “So You Think You Can Dance?” – e é praticamente um manifesto da marca sobre a compra. O momento mais emblemático vem da voz do personagem de Terrence Howard em seu personagem de “Empire”: “A empresa que nós conhecemos e amamos está mudando. É hora de nós construirmos um império inteiramente novo!”. Confira acima a peça na íntegra.
Por mais que a Fox busque reforçar a venda como uma chance rara de recomeço e prega que irá “fazer História”, o dia seguinte ao término do negócio foi de limpeza e demissões. Com especulações de que a empresa possa ir de quatro mil a dez mil cortes no corpo de funcionários, a primeira leva de dispensas concentrou-se aos departamentos executivo e de vendas, especialmente entre membros sênior. Os pacotes de demissão por enquanto são descritos pelos “felizardos” como generosos e com pagamentos posteriores completos de até nove meses após a notificação de dispensa.