Popeyes “ressuscita” Dercy Gonçalves para vender frango

Popeyes “ressuscita” Dercy Gonçalves para vender frango

Marca buscou unir a imagem boca-suja da falecida atriz com o seu atual slogan, mas holograma foi recebido de forma negativa nas redes sociais

por Pedro Strazza
popeyesdercy

[Atualizado com o posicionamento da marca sobre o caso]

As redes sociais acordaram em polvorosa na manhã desta segunda-feira (25) com uma ação digital da Popeyes que “ressuscita” a atriz Dercy Gonçalves por meio de um holograma. Lançado no Twitter no fim da noite de domingo, 24 de março, a empresa recria a falecida comediante boca-suja para divulgar não só a sua recente chegada no país como também seu frango frito que marina por doze horas, pedindo para que as pessoas mandem perguntas a Dercy com a hashtag #Dercy12h.

Criada pela F.biz, a campanha começou há pouco mais de uma semana no Shopping Internacional Guarulhos, onde a marca montou um estande no meio da praça de alimentação para materializar Dercy e fazê-la interagir com os clientes – o holograma conversava e fazia piada com os passantes dentro de uma janela que proporcionava o ambiente escuro necessário para a tecnologia funcionar. A ação durou 12 horas no estabelecimento.

#Dercy12h

P#t@ que p@riu! O Popeyes trouxe de volta a Dercy Gonçalves e ela tem um recado do c@r@lh# p/vc

Posted by Popeyes Brasil on Sunday, March 24, 2019

De acordo com o jornal O Estado de São Paulo, o processo de reconstruir digitalmente a atriz envolveu seis empresas e 55 profissionais, incluindo o dublador Fred Mascarenhas que dá voz à personagem.

Em declaração ao jornal, o vice-presidente de criação da agência Alessandro Bernardo afirma que a ideia de reviver a comediante surgiu à partir do slogan da Popeyes, que atualmente é “O frango frito f#*&”: “Mesmo tendo morrido há mais de dez anos, ela está bem em moda e tem potencial de virar ‘meme’ nas redes” diz o executivo, que também cita que Dercy possui um valor raro em tempos onde tudo é falso, de cílios a notícias.

A chegada da campanha nas redes sociais, porém, de início só causou discórdia entre os usuários, que estão bombardeando a marca com críticas à ação. O motivo, óbvio, passa pela proposta de mau gosto em “reviver” a atriz (falecida em 2008) para transformá-la em garota-propaganda de fast food – uma ideia que só é reforçada na fala “Os caras me trouxeram de volta só para experimentar o frango que marina 12 horas!”.

[ATUALIZAÇÃO: 25/03, 13h46]Após algumas horas, o Popeyes e a F.biz se pronunciaram sobre o caso: “Como na maioria das campanhas, há sempre elogios e críticas. E tanto Popeyes quanto a F.biz estão certos que acertaram na escolha da atriz Dercy Gonçalves devido a sua irreverência e espontaneidade. A campanha foi testada previamente com focus group e a ideia foi bem aceita. Além disso, todo o material foi aprovado pela família e o objetivo da campanha é mostrar que o frango frito de Popeyes é tão f#&* que até a Dercy, que adorava frango, voltou à vida para experimentar essa iguaria do Popeyes, que é marinado por 12 horas” declara a empresa ao B9.[FIM DA ATUALIZAÇÃO]

A ideia de uma marca de fast food ressuscitar Dercy Gonçalves digitalmente apenas para promover seus produtos também lembra toda a discussão que rolou em torno de “Rogue One: Uma História Star Wars” e a “participação” de Peter Cushing, falecido no já distante ano de 1994, no derivado da saga produzida pela Lucasfilm e a Disney. Na época do lançamento, o longa recebeu tanto críticas como elogios (além de uma indicação ao Oscar de efeitos visuais) por trazer o ator de volta à vida no papel de Grand Moff Tarkin – mesmo sob aprovação da família para incluí-lo na produção.

#Dercy12h é apenas a segunda campanha publicitária da Popeyes no Brasil. No país desde o início do ano, a marca quer buscar o próprio espaço no concorrido mercado regional do fast food, onde além dos grandes McDonald’s e Burger King também enfrenta a concorrência direta do KFC, que possui uma linha de produtos parecida e também centrada na refeição do frango frito.

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