Spike Lee homenageia o beisebol e o jogador Jackie Robinson em comercial da Budweiser
“Impact” reflete os feitos e efeitos da carreira de Robinson, primeiro jogador negro da História da MLB que se estivesse vivo hoje teria feito 100 anos de vida
A temporada 2019 da Major League Baseball começa amanhã, dia 28 de março, e para celebrar o início de mais uma edição do torneio de beisebol mais famoso do mundo a Budweiser vai lançar uma nova campanha nos estádios e na transmissão oficial da abertura do evento. E o comando criativo é de ninguém mais que Spike Lee, celebrado cineasta norte-americano que recentemente venceu um Oscar por “Infiltrado na Klan”.
O resultado desta parceria da marca com o diretor foi o vídeo “Impact”, um comercial de três minutos que não só homenageia o esporte mas também é focado em contemplar Jackie Robinson, jogador que fez História na liga ao quebrar a barreira do preconceito em 1947 ao se tornar o primeiro jogador negro da MLB. Narrado pela filha Sharon Robinson, o comercial comemora o aniversário de cem anos da estrela misturando cenas de arquivo de Robinson com reencenações de pessoas celebrando os seus feitos durante as partidas, além de incluir no final um número de ativistas de diversas minorias que foram influenciadas por suas conquistas. Como é de se esperar de Lee, a peça é bastante emocional e militante – confira acima.
Concebido pelo diretor junto da agência Dentsu Aegis Network e contribuições da Isobar e da Vizeum, a campanha além da peça principal também conta com a versão reduzida de “Impact” acima (que deve ir ao ar na quinta) e as garrafas de alumínio especiais abaixo, inspiradas no número 42 da camisa de Robinson. A cada unidade da garrafa vendida ao longo da temporada, a Bud vai doar 42 centavos para a Jackie Robinson Foundation, organização que mantém o legado do jogador e oferece bolsas de estudo para o ensino superior a jovens de minorias.