Criador do Alibaba acha que horas extras são uma “benção” para os negócios
Declaração foi feita pouco tempo depois da Alibaba ser eleita em pesquisa como uma das empresas que mais abusa dos funcionários com pedidos incessantes de horas extras
Em um discurso para funcionários na conta oficial do WeChat do Alibaba, o fundador e presidente da empresa Jack Ma resolveu fazer uma grande defesa do sistema de horas extras conhecido como 996, que envolve o trabalhador operando das 9 da manhã até as 9 da noite 6 dias por semana. Empregado pela própria Alibaba, o 996 é amplamente criticado por alimentar a “cultura das horas extras” nas empresas de tecnologia, forçando trabalhadores a continuar produzindo mesmo depois de cumprir com suas obrigações contratuais.
Aos olhos de Ma, porém, o sistema pelo visto é uma dádiva para o mundo empresarial. “Pessoalmente, acho que poder trabalhar 996 é uma grande benção” escreveu o empresário na plataforma; “Muitas empresas e muitas pessoas não tem a oportunidade de trabalhar 996. Se você não trabalha 996 quando se é jovem, quando se pode trabalhar 996?”. O executivo ainda diz na publicação que “todo mundo quer sucesso” neste mundo, mas que poucos parecem empenhados no próprio projeto: “Deixe-me perguntar a todos, se você não gastar mais tempo e energia do que os outros, como conseguir o sucesso que deseja?” escreveu.
A declaração obviamente não pegou bem, com diversas plataformas de codificação virando palco de protestos e debate na internet chinesa. Na rede social nacional Weibo, usuários classificaram as falas de Ma como “uma onda de absurdos”, se referindo à rotina 996 como um método de “exploração sem qualquer compensação”.
O discurso de Ma também implodiu porque acontece pouco tempo depois de um grupo de programadores chineses protestar por melhores condições de trabalho através da plataforma Github. De acordo com a Fortune, no início de março foi criado um tópico no site com o nome 996.ICU e este se tornou o fórum mais popular do sítio, com mais de 211 mil estrelas dadas por usuários. Na descrição, uma conta anônima escreve que “Ao seguir a rotina de trabalho 996, você está se arriscando a ir parar na UTI” e clama que funcionários apontem que empresas abusam do seu corpo de empregados com pedidos de horas extras.
A Alibaba foi uma das companhias mais citadas no fórum.