Google remove aplicativo de 50 milhões de downloads por acessar anúncios sem autorização
Outros cinco apps da empresa chinesa DU Group foram tirados do ar sob as mesmas acusações
Após uma investigação conduzida pelo Buzz Feed News, o Google removeu seis aplicativos de sua loja oficial, a Play Store, sendo que o principal deles, o Selfie Camera App, possuía sozinho 50 milhões de downloads. Além dele, foram tirados do ar na plataforma o Omni Cleaner, o RAM Master, o Smart Cooler, o Total Cleaner e o AIO Flashilight.
Todos os apps deletados pertenciam à desenvolvedora chinesa DU Group e acessavam propagandas secretamente, sem o consentimento do usuário. O método, claro, feria as diretrizes de uso do Google, já que toda propaganda ou clique deve ser feito com consentimento e autorização do usuário. No total, os programas do DU Group reuniam em torno de 90 milhões de downloads.
Os aplicativos tinham em comum o fato de serem vendidos como ferramentas para os usuários. O Selfie Camera era um assistente de fotografia, enquanto o Flashlight oferecia recursos de iluminação. O restante dos apps se ocultava por trás de falsos sistemas de varredura, limpeza e manutenção do aparelho.
Em entrevista ao BuzzFeed News, Frederike Kaltheuner, líder de programação de dados da Privacy International, afirmou que independente do Google estar constantemente investigando e punindo os aplicativos maliciosos, as empresas deveriam se conscientizar e parar de explorar os usuários.