Apesar de protestos, consultoria diz que tweet de Trump gerou milhões em mídia espontânea para “Game of Thrones”

Apesar de protestos, consultoria diz que tweet de Trump gerou milhões em mídia espontânea para “Game of Thrones”

Enquanto o presidente dos Estados Unidos foi acusado (de novo) de roubo de propriedade intelectual, a HBO ganhou uma publicidade equivalente a cinco anúncios do Super Bowl

por Pedro Strazza
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A próxima eleição presidencial dos Estados Unidos é só em 2020, mas pelo menos no Twitter Donald Trump vem adiantando os esforços de sua campanha de reeleição para tentar mostrar que merece mais uma vez a confiança dos eleitores. Questões de “foco” do atual presidente estadunidense à parte, a publicidade de Trump no momento só tem gerado atrito com os grandes estúdios, em especial com a WarnerMedia: as duas peças lançadas pelo chefe de Estado em sua conta no microblog roubavam na cara dura fontes e formatos de títulos consagrados da empresa como “O Cavaleiro das Trevas” e “Game of Thrones”.

Este último, no caso, foi bastante descarado. Além de tomar emprestado a tipografia do logo da série, Trump ainda resolveu repetir a palavra “Game” na imagem publicada para mandar um “game over” aos “haters” e “democratas esquerdistas radicais” que se opõem a ele – confira a imagem abaixo:

A HBO não demorou muito a postar (com razão) uma declaração oficial pedindo que suas produções não sejam redirecionadas para a política (ou nas palavras da própria empresa à imprensa, “nós ainda preferimos que a nossa propriedade intelectual não seja usada para planos políticos”), mas o curioso é que o tweet de Trump acabou gerando um merchan indireto dos mais lucrativos para a emissora. Uma publicidade de 25,2 milhões de dólares, para ser mais exato: de acordo com a consultoria de marca Apex Marketing, foi isso que a série ganhou de engajamento e repercussão à partir da publicação presidencial e em mídias como a TV, o rádio e a internet.

Em outras palavras, o infame tweet foi uma publicidade melhor para “Game of Thrones” que para Trump, que saiu do caso de novo com a imagem de ladrão de propriedades intelectuais – aquele outro post com “O Cavaleiro das Trevas” do Nolan foi removido do ar em todos as redes após a Warner sinalizar a violação de uso de imagem pelos meios jurídicos.

Para se ter uma ideia da amplitude do lastro deixado pela publicação, o volume de mídia espontânea gerada pelo tweet desde seu lançamento equivaleu ao impacto de cinco anúncios veiculados durante o Super Bowl, mundialmente conhecido como espaço de mídia mais caro do planeta. Só no Twitter, foram 4 bilhões de views nas primeiras 24 horas.

O jogo dos tronos publicitários pode ser dos mais irônicos.

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