Burger King cria série de cartazes de palhaços assustadores para tirar sarro do McDonald’s
Marca promete festas sem sustos (afinal, “Aniversários deveriam ser felizes”)
Palhaços: há quem curta, há quem odeie e há quem morra de medo deles. Só nos Estados Unidos, por exemplo, uma pesquisa da Vox descobriu que mais de 42% dos norte-americanos sentem medo dos a princípio amáveis personagens do circo, um dado que sozinho já justifica o porquê deles terem deixado a posição de alívios cômicos para se tornar figuras de horror nas últimas décadas.
Considerando isso e o histórico que o rival McDonald’s tem com os personagens (alô Ronald!), o Burger King criou em parceria com a espanhola LOLA MullenLowe uma série de pôsteres cujo tema são palhaços. Mas não palhaços fofos, bonitinhos, que fazer você rir de suas brincadeiras: a ação é inteira composta de fotos de crianças assustadas só por estarem sentadas no colo dos palhaços mais aterrorizantes que elas já conheceram.
Se você está perguntando qual é o propósito de toda a ação, bom, é relativamente simples: o BK quer provar que em suas unidades as festas de aniversário são muito melhores que no McDonald’s porque lá não existem palhaços para traumatizar a vida dos pequenos. E isso fica claro não apenas porque foram produzidos cinco artes para mostrar que “5 em cada 5 pessoas tem medo de palhaços” como também no slogan: “Aniversários deveriam ser felizes”.
Confira abaixo as cinco artes:
De acordo com o chefe de marketing global da marca, Marcelo Pascoa, o “Burger King sabe que aniversários são algo muito importante para as crianças, e nós acreditamos que eles deveriam ser divertidos e livres de palhaços. Nós preferimos estar no lado bom das memórias de infância, não das assustadoras, como as crianças traumatizadas dos anúncios”.
Não dá pra dizer que foi uma boa jogada, convenhamos.