Rouba-me, por favor
Criado por três programadores holandeses, o site Please Rob Me (Rouba-me, por favor) é a polêmica do dia. A intenção é mostrar que a moda das ferramentas sociais com geo-localização pode ser perigosa, caso certos cuidados não sejam tomados.
O Please Rob Me une Twitter com Foursquare, coletando os check-ins realizado pelos usuários e avisando para o mundo: se o fulano está em outro lugar que não em casa, provavelmente sua casa está vazia.
A preocupação é válida, em tempos em que o compartilhamento de localização se torna cada vez mais popular, porém o argumento pode ser contestado com medidas básicas.
A primeira delas é que a sua conta no Foursquare não precisa, necessariamente, ser vinculada ao Twitter. E se for, você pode definir que tipo de informação será compartilhada.
Outro ponto, é que o Foursquare foi feito para ser utilizado entre grupos de amigos. Se você aceita desconhecidos, então pode estar se expondo mais do que deveria. E por último, e acho que mais importante, você não precisa (e nem deve) revelar seu endereço exato, ou até mesmo nem cadastrar a sua casa.
Os usuários de Foursquare que eu conheço, e que dão check-in em casa, jamais colocam o endereço completo, apenas aproximado. Pode ser só pela rua, pelo bairro ou cidade.
Usuários desavisados podem se tornar alvos fáceis, mas só se espalharem informações que comprometam sua segurança, e isso não apenas em termos de localização, mas com conteúdo em redes sociais de diversos tipos. O que conta, mais uma vez, é o bom senso.
Segundo os criadores do PleaseRobMe.com, a intenção do projeto é alertar as pessoas de uma maneira provocativa. Não esperam que ninguém seja assaltado por usar Twitter, Foursquare, Facebook e afins, mas o mesmo cuidado que você toma na vida offline, deve tomar na internet.