China bloqueia totalmente Wikipédia no país
Governo chinês não explicou o motivo do bloqueio, que pode estar ligado à proximidade do aniversário de 30 anos dos protestos na Praça da Paz Celestial

O governo chinês bloqueou por completo a Wikipédia em todos os idiomas do país. Segundo a BBC, o processo de bloqueio da plataforma havia começado em abril, mas só foi descoberto por alguns pesquisadores no início de maio.
A Wikimedia Foundation confirmou o bloqueio da plataforma no país. Em comunicado, a fundação diz que analisou detalhadamente seus relatórios de tráfego internos e pode “confirmar que a Wikipédia está bloqueada em todas as versões de idiomas”.
O bloqueio é bem significativo, uma vez que a China, até então, censurava apenas a versão em chinês da plataforma.
Nem o governo chinês, nem a Wikimedia Foundation deram um motivo para o bloqueio ter se estendido a Wikipédia por completo. Porém, algumas pessoas têm ligado a decisão à proximidade do aniversário de 30 anos dos protestos na Praça da Paz Celestial. As manifestações lideradas por estudantes aconteceram desde abril, mas o dia 04 de junho ficou marcado pela repressão do exército chinês reprimiu aos manifestantes de forma violenta, resultando em centenas de mortos.