ARG de “Repo Men” faz quatro pessoas desaparecerem, e paga recompensa para quem encontrá-las
Certamente você deve se lembrar do ARG jornalístico criado pela Wired no ano passado, em que o editor Evan Ratliff resolveu (tentar) desaparecer por um mês. Ele conseguiu sumir do mapa por 25 dias, até ser encontrado pelos leitores da revista, que ganharam 5 mil dólares em prêmio.
Esse experimento vai ser realizado novamente, desta vez em conjunto com a Universal Pictures para promover o filme “Repo Men”, do qual falamos aqui há algumas semanas.
No longa futurista dirigido por Miguel Sapochnik, a empresa The Union fabrica e vende órgãos artificiais para transplante. Só que assim como qualquer outro bem material, pegam de volta se o cliente não pagar. Os Repo Men (de Repossession Specialists) são justamente os cobradores, muito bem treinados, e que vão coletar a dívida sem se importar com o seu conforto ou sobrevivência.
É dentro dessa trama que começa a ação criada pela Lone Shark Games. A primeira fase tratou de recrutar quatro pessoas dispostas a desaparecer, da maneira que puderem durante todo o mês de março. Depois do processo de seleção, cada escolhido ganhou US$ 2.500 para ajudar no sumiço, e quem conseguir permanecer escondido pelos 30 dias, ganha mais US$ 10 mil de prêmio.
Não é tarefa fácil, mas até aqui tudo OK. Já fizeram isso antes.
Acontece que do outro lado, serão recrutados os tais Repo Men. A partir da próxima quarta-feira, dia 24, os interessados em encarnar um Repossession Specialist poderão participar da caçada aos quatro desaparecidos. A ação, que começa na internet, se estenderá para o mundo real e outras mídias, com pistas em diferentes formatos e locais.
Para os caçadores, cada pessoa encontrada, ou seja, cada “orgão recuperado”, equivale a US$ 7.500 de recompensa. Tudo muito legal, mas só residentes dos EUA poderão participar. Para nós, resta acompanhar o desenvolvimento através do site wiredinsider.com/repomen.
“Repo Men” estreia no dia 19 de março (ainda sem previsão para o Brasil), acusado de roubar ideias do musical “Repo! The Genetic Opera”, de 2008, com direito a grupo de protesto dos fãs no Facebook.