Rotten Tomatoes vai passar a pedir ingressos de usuários que avaliam filmes na plataforma
Usuários que não passarem pela verificação ainda poderão avaliar, mas não contarão com uma marcação de legitimidade ao lado do nome
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Já se tornou comum que alguns grupos de fãs raivosos e infantis não aceitem bem os filmes de seus estúdios favoritos e, por isso, comecem campanhas para manchar a imagem da obra na internet. O Rotten Tomatoes, agregador de notas de críticos e do público, é um dos portais mais utilizados por esses grupos. Geralmente, os grupos se organizam para dar notas negativas e, assim, fazer com que o filme tenha a menor reputação possível.
No começo de 2019, o próprio Rotten Tomatoes começou a se planejar para evitar que seu portal fosse utilizado para tal fim. A primeira medida foi, mesmo que óbvia e tardiamente aplicada, importante: filmes só poderão ser avaliados após sua estréia no circuito comercial.
Agora, o site dá um passo além e, de certa forma, um tanto quanto corajoso. A partir de hoje, o Rotten Tomatoes exigirá uma verificação de compra de ingressos para que o usuário possa dar sua nota para um filme. Considerando o fato de que, hoje, boa parte do público americano utiliza aplicativos para ir ao cinema, e não mais ingressos em papel, a medida pode ser bastante efetiva.
Inicialmente, apenas usuários do aplicativo Fandango poderão avaliar filmes, pois somente este app terá desde já a verificação de ingressos. Futuramente, AMC Thatres, Regal e Cinemark Theatres também poderão ser incluídos no sistema.
Como notou o SlashFilm, usuários sem ingressos verificados ainda poderão escrever e dar notas para os filmes aos quais assistirem, mas o Rotten Tomatoes criou um sistema que insere um brasão ao lado de resenhas “verificadas”, dando maior autenticidade para aqueles que registrarem seus ingressos e, portanto, diminuindo o valor daqueles que não o fizerem.
O SlashFilm nota também para o fato do Fandango ser o primeiro aplicativo integrado ao sistema ser uma medida curiosa. O Fandango pertence ao Rotten Tomatoes, e o site vê o modo como a novidade foi implementada como um meio de impulsionar o uso do app e as compras de ingressos por ele. O novo sistema já passa a valer para as avaliações dos últimos lançamentos, como “Aladdin e “Brightburn”.