Focando em espaços cada vez menores, Ikea aposta em “móveis robóticos”
Novo sistema robótico será lançado primeiramente em Hong Kong e no Japão
Os espaços para moradia estão cada vez menores, principalmente em grandes centros populosos, por isso, o novo sistema de móveis robóticos anunciado pela Ikea será lançado primeiramente em lugares conhecidos pela grande densidade demográfica.
O novo sistema chamado Rognan foi desenvolvido em parceria com a startup americana de móveis Ori Living, e foca na maximização de móveis com múltiplas funções. No exemplo apresentado pela Ikea, a estante/guarda-roupa/sofá/cama é controlada por um touchpad, e pode deslizar através do espaço para dividir uma pequena sala em dois espaços de convivência.
O Rognan é construído sobre a plataforma robótica do Ori e trabalha com a linha de móveis de armazenamento Platsa da Ikea, mas também é compatível com a linha Tradfri.
Segundo a empresa, o Rognan pode economizar mais 8 metros quadrados de espaço vital. E, acredite, isso é muito em uma casa ou apartamento pequenos.
Segundo Seana Strawn, desenvolvedora de produtos da Ikea, a ideia da empresa não é deixar os móveis cada vez menores, e sim “transformar os móveis para a função que você precisa naquele momento”, explica.
O preço do Rognan ainda não foi anunciado, mas ele chega em 2020 nos mercados de Hong Kong e do Japão.