Depois de série da HBO, região de Chernobyl vira lugar procurado por turistas e suas selfies

Depois de série da HBO, região de Chernobyl vira lugar procurado por turistas e suas selfies

Criador da série criticou o comportamento de alguns turistas e pediu respeito por todos que sofreram ali

por Soraia Alves
chernobyl-selfies

Em maio, a HBO estreou a minissérie “Chernobyl”, que em seus 5 capítulos mostrou ao público os fatos e decisões que culminaram no acidente da Usina Nuclear de Chernobyl e, obviamente, todos os danos gigantescos causados pelo desastre. Mas, de alguma forma surreal, a série acabou despertando uma onda de interesse das pessoas no local da tragédia, incluindo um aumento do número de turistas, seflies e até ensaios fotográficos nas imediações da usina.

Ver essa foto no Instagram

ph: @angelinaprotein & @alkrud_ . . . asistent: @d._kramer

Uma publicação compartilhada por @ nz.nik em

De acordo com o Washington Post, o número de reservas de viagens para a região em maio deste ano foi 30% maior do que em maio de 2018, e mais alto ainda para os próximos três meses. Os turistas geralmente escolhem visitar a cidade abandonada de Pripyat, local ao lado da usina nuclear e que foi completamente evacuado na época do acidente.

Ver essa foto no Instagram

A haunted final day of LFWM

Uma publicação compartilhada por Michael Ward (@aboutmichael) em

Com a repercussão do “boom de Chernobyl no Instagram”, o criador da série, Craig Mazin, criticou o comportamento de alguns instagrammers que, digamos, não têm a mínima noção do que fazem, e pediu respeito por todos que sofreram ali.

Como série, “Chernobyl” nos levanta questões importantes, embora seja necessário frisar que o roteiro misturou fatos reais e alguns relatos ficcionais. Ainda assim, é impossível não questionar os posicionamentos políticos e decisões tomadas na época, e ainda fazer um paralelo mental com tragédias de responsabilidade humana que, infelizmente, vimos no Brasil em um período tão recente. A série ainda ecoa um dos maiores debates atuais: informações verdadeiras x informações mentirosas.

Mas o fluxo de turistas à Chernobyl traz outro questionamento: como se portar em relação às tragédias, homenagear a história, mas sem transformar tudo em um parque temático.

Vale ressaltar que os níveis de radiação no local, hoje, são considerados seguros, mas a área ao redor da usina continua praticamente desabitada.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link