Produtores de “Big Little Lies” tiraram controle criativo da diretora da 2° temporada na pós-produção

Produtores de “Big Little Lies” tiraram controle criativo da diretora da 2° temporada na pós-produção

HBO contratou Andrea Arnold para dar um novo olhar sobre a história da série, mas “esqueceu” de avisá-la que era pra manter o tom da temporada anterior...

por Pedro Strazza
Nicole Kidman, Reese Witherspoon, Laura Dern, Shailene Woodley.
Imagem: Nicole Kidman, Reese Witherspoon, Laura Dern, Shailene Woodley.

A segunda temporada de “Big Little Lies” já está indo ao ar na programação da HBO há cinco semanas e, faltando dois episódios para terminar o ciclo, a sensação geral é de que o novo ano do seriado ficou muito abaixo das expectativas da emissora e do público perto do impacto explosivo dos primeiros sete episódios em 2017. Além da decisão de converter a minissérie em série não ter rendido o resultado esperado, a recepção dos cinco episódios iniciais foi fria, apoiado muito mais na expectativa de ver o elenco estelar da produção contracenando que de saber os efeitos da morte que era o principal mistério da temporada inicial.

Uma nova reportagem da IndieWire, porém, mostra que os problemas desta segunda incursão da série começaram antes do lançamentos dos episódios e aconteceram de fato nos bastidores. Bastidores que mais exatamente envolvem a decisão criativa crucial da temporada de aproveitar a conversão de formato e substituir o canadense Jean-Marc Vallée pela britânica Andrea Arnold na direção: embora a troca tenha sido feita para oferecer um novo olhar à história e suas personagens, erros de má comunicação resultaram na situação lamentável de Arnold ficar de fora do comando dos episódios na pós-produção e Vallée voltar a assumir a série para manter intocado o seu estilo visual.

De acordo com o site, a questão que descambou este processo todo foi uma falta de alinhamento entre o que a produção comandada pelo showrunner David E. Kelley queria e o que foi proposto a Arnold no momento de sua contratação. Embora tenha sido dito à diretora que ela teria todo o controle criativo para filmar a história do segundo ano, o desejo real de Kelley e outros produtores é de que ela se adequasse ao estilo proposto por Vallée na primeira temporada, que voltaria de qualquer forma ao núcleo criativo do seriado na pós-produção após concluir seus trabalhos com a adaptação de “Objetos Cortantes” para a emissora.

O problema é que a cineasta nunca chegou a ser avisada desta dinâmica e portanto tocou a produção buscando exatamente o que havia sido pedido: um olhar diferente. De acordo com fontes internas no estúdio, Arnold buscou aplicar na filmagem dos episódios o seu estilo mais “cru” e pautado no uso de câmera na mão que definiu seus trabalhos no cinema, uma medida que se por um lado agradou o elenco (que elogiou seu comando nas redes sociais após a conclusão das filmagens) tornou mais problemática o objetivo de Kelley em “unir os estilos” de ambos os criativos – e não ajudou muito a diretora fazer suas próprias escolhas de equipe, incluindo colocar Jim Frohna na direção de fotografia da temporada. Além do showrunner sequer visitar o set, Vallée e Arnold nunca chegaram a se reunir antes ou durante o processo de produção para definir o “tom” pedido pela HBO.

O caldo começou a entornar de vez depois que Arnold seguiu o planejamento e moveu a pós-produção de Montreal para Londres, quando Kelley e a HBO perceberam que precisariam intervir. Mesmo antes da diretora terminar de montar o primeiro episódio da temporada, Vallée começou a trabalhar na edição dos sete episódios no Canadá e marcou 17 dias de refilmagens. Arnold até chegou a comparecer ao set para trabalhar na produção das cenas necessárias, mas a partir daí Vallée já estava passando por cima de suas decisões criativas e ditando o que seria feito.

O mais bizarro é que pelo visto esta tomada de comando pode ser acompanhada dentro da estrutura da temporada: enquanto os primeiros episódios carregam a maior parte das cenas dirigidas por Arnold (embora totalmente picotadas), os últimos já são quase inteiros de Vallée. No momento, onze profissionais são creditados com a montagem do segundo ano de “Big Little Lies”.

O sétimo e último episódio da atual temporada da série será exibido na HBO no próximo dia 21 de julho.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link