Apple pretende financiar podcasts exclusivos para o Apple Podcasts
Conversas por enquanto são preliminares, mas fontes apontam que empresa está disposta a fazer todo tipo de negócio para ser a única exibidora de programas de sucesso no meio
Depois do Spotify, pelo visto agora é a vez da Apple fazer investimentos mais sérios em podcasts. De acordo com uma reportagem da Bloomberg, a empresa do Vale do Silício está se reunindo com diversas empresas de mídia para tentar negociar contratos de exclusividade de programas importantes para sua plataforma na área, o Apple Podcasts.
Embora fontes do veículo afirmem que a esmagadora maioria destas conversas estão em fase preliminar e a empresa não tenha uma estratégia definida, a Apple de acordo com a reportagem estaria disposta a perseguir acordos que não estava disposto a fazer antes no meio.
A estratégia, claro, envolve fazer frente aos rivais, incluindo o Spotify que passou este ano a se dedicar com maior seriedade ao meio depois de comprar a Gimlet e a Anchor no começo de fevereiro. E a Apple só tem a ganhar com podcasts, dado que sua plataforma hoje – que recentemente tomou o lugar do iTunes – é responsável por algo entre 50% e 70% da audiência total do meio para grande maioria dos programas.
Embora a Apple não tenha feito qualquer pronunciamento oficial sobre o assunto, a notícia de seu interesse em podcasts exclusivos fez as ações do Spotify caírem 2,7% na bolsa de valores de Nova York no fim da tarde de ontem.