Curta brasileiro é selecionado para mostra de realidade virtual do Festival de Veneza 2019

Curta brasileiro é selecionado para mostra de realidade virtual do Festival de Veneza 2019

Filme de Ricardo Laganaro é a primeira produção nacional a competir na pioneira seção do festival

por Pedro Strazza
thelinevenice

A organização do Festival de Veneza anunciou hoje (25) a lista de produções selecionadas para a programação da sua 76° edição, mas enquanto todas as atenções foram naturalmente para a lista de projetos na briga pelo Leão de Ouro na principal mostra do evento, outra seção dentro do evento chamou a atenção particular dos brasileiros: o curta “A Linha”, de Ricardo Laganaro, foi selecionado para competir na mostra de realidade virtual do festival.

Esta é a primeira vez que um filme brasileiro é selecionado para competir neste setor do evento, que existe na programação desde 2017 e foi pioneiro na realização de uma seleção competitiva de produções no formato da realidade virtual. Antes de “A Linha”, Veneza também havia selecionado o curta “Awavena” que era uma co-produção brasileira com a Austrália e os Estados Unidos, mas cuja direção ficava a cargo da australiana Lynette Wallworth.

O filme é descrito como uma narrativa VR completamente interativa que transforma o espectador em uma criança encantada pelo mundo. A história é pautada em cima de duas miniaturas de uma maquete, Pedro e Rosa, que não conseguem escapar de seus cercadinhos para viver o amor que tanto nutrem um pelo outro, cabendo ao espectador experimentar suas dores durante este processo. Laganaro diz que o projeto buscar ser uma experiência corporificada, no sentido de promover uma interação entre o espectador e o personagem no curso da narrativa.

“A gente estudou bastante o movimento do corpo e como ele pode causar sensações às pessoas, então a experiência faz com que você se mexa e estes movimentos, estas interações não são nada parecidos com um game, mas servem como metáforas da curva de emoção dos personagens e da história.” declara o diretor em entrevista ao B9, que ainda acrescenta que é o público que faz a narrativa do filme avançar: “Definitivamente o corpo do usuário se movendo é o que faz a história andar pra frente, e isso é algo que só dá pra fazer na realidade virtual”.

Today we introduce you to “The Line”, by Ricardo Laganaro, an immersive experience about love, memories, and the fear of…

Posted by ARVORE Immersive Experiences on Saturday, April 27, 2019

“A Linha” é produzido pela Arvore Immersive, estúdio focado em produções de realidade virtual que se firmou no mercado no setor de games e do qual Laganaro é sócio desde que deixou em 2017 a O2 Filmes, onde atuava como supervisor de efeitos visuais e coordenador de 3D. Antes da seleção para Veneza, o diretor já havia se destacado no meio do VR há dois anos com “Step to the Line”, curta que fez seu debute no Festival de Tribeca e passou por outras mostras sob diversos elogios ao criar uma narrativa que inseria o espectador dentro do cruel sistema carcerário estadunidense.

Mas embora a entrada de produções no formato seja importante para o VR se firmar no meio, o diretor acredita que a indústria precisa ainda alcançar o público geral – especialmente aquele que não consome games:

“O que falta ainda, e a ideia deste projeto é um pouco isso, são conteúdos mais mainstream, palatáveis, e ao mesmo tempo muito bem feitos que possam entrar em cartaz nas cidades e em espaços culturais, para que as pessoas possam começar a entrar em contato com isso e ver que o formato não é algo só pra quem gosta de games ou só pra quem está explorando essa linguagem”

Isso inclui o Brasil, onde a baixa disponibilidade de tecnologia do tipo ao público ainda é aos olhos de Laganaro um dos maiores impedimentos da sua popularização. “A gente tem muitas pessoas produzindo no Brasil, mas poucas vendo, e isso é um perigo.” ele afirma.

O diretor, porém, também vê que o mercado de realidade virtual ainda é muito nascente em todo o globo, o que permite que todos os países cresçam juntos no meio. “A gente [a Arvore Immersive] é uma empresa focada em mercado global, porque a gente sabe que agora é a única chance que vamos ter, nos próximos 4 ou 5 anos, pra estar no topo desta indústria e ir crescendo com ela pra quando ela virar gigante estarmos lá junto. A gente acredita nisto, e acredito que filme e esta seleção são uma comprovação desta ideia” argumenta Laganaro.

A edição 2019 do festival de Veneza acontece entre os dias 28 de agosto e 7 de setembro.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link