Novo programa de Fábio Porchat leva narrativa dos podcasts ao GNT

Novo programa de Fábio Porchat leva narrativa dos podcasts ao GNT

“Que História É Essa, Porchat?” é um programa de conversas e compartilhamento de histórias que busca se espelhar no sucesso dos programas de áudio

por Matheus Fiore
7b079b03-4281-4020-beab-54fc9046e83a

Desde que as principais mídias se tornaram algo indispensável na vida da maioria das pessoas, a televisão tenta levar para seu formato um pouco da internet para ver se de alguma forma mantém seu público fiel enquanto conquista novas gerações. O que vemos, porém, é um conflito de formatos, no qual a internet sai ganhando por ter sempre conteúdo atualizado, on demand e muito mais variado, mas mesmo assim as principais emissoras ainda batalham para se adaptar à nova realidade.

Podemos ver isso, por exemplo, na forma como a Rede Globo investe na interatividade com o público. Em transmissões esportivas, comentários feitos pelos torcedores nas redes sociais são projetados na tela, além de o próprio público escolher os destaques dos jogos do Campeonato Brasileiro. Já no “Fantástico”, um dos principais programas da Globo, há um quadro dedicado exclusivamente ao uso de memes e linguagem de internet para comentar os acontecimentos de destaque da semana.

Agora, porém, a Globosat parece disposta a levar outra característica da era digital para a televisão pelo GNT. Fábio Porchat, que começou como comediante de stand up e também se destacou por sua atuação no canal do Porta dos Fundos, lidera um novo formato: o programa de auditório de storytelling.

O compartilhamento de histórias e experiências pessoais ganhou bastante importância na era da internet. O sucesso de podcasts nos quais pessoas compartilham experiências no formato “papo de bar” é enorme. Agora, com seu “Que História É Essa, Porchat?”, Fábio Porchat se propõe a levar isso para a televisão. O programa reúne Porchat com figuras ilustres do meio artístico e da imprensa brasileira para contar as mais variadas histórias de vida. 

O interessante é que, além de levar celebridades, o programa também traz a interatividade com o público como diferencial, mas por ser um programa gravado a interatividade é presencial. A própria plateia do programa compartilha seus relatos de vida e os participantes do programa interagem e comentam essas histórias também. Com isso, “Que História É Essa, Porchat?” tenta levar essa dinâmica podcaster/digital para o clássico formato de programa de auditório que há décadas se destaca no Brasil.

Estivemos presentes na gravação de um dos episódios do programa e pudemos perceber como a dinâmica proposta por Porchat funciona, tanto pela fluidez com que a conversa se desenvolve quanto pela busca do público por participar e interagir. Afinal, o programa tem como parte de sua proposta apresentar uma ponte entre as celebridades que participam e o público, de forma que artistas, diretores, jornalistas e demais figuras midiáticas não sejam vistos como membros de uma espécie de elite, mas como pessoas normais, com relatos divertidos do cotidiano.

A Globo e a Globosat parecem ser o grupo que melhor vem se adaptando às novas demandas do público. Não só pelo poder financeiro, muito superior ao dos concorrentes, mas por estar sempre aberta a experimentar com novos formatos. Desde o investimento nas minisséries com um formato menos novelesco e mais cinematográfico, até a criação de plataformas que emulam o streaming, como o Globoplay, que traz conteúdo original e importado para os assinantes.

A investida no “Que História É Essa, Porchat?”, porém, é um marco diferente. Se há anos ouvimos que os podcasts estão prestes a estourar no Brasil, a Globo foi uma das primeiras grandes emissoras a olhar mais cautelosamente para o formato. Na ala esportiva, por exemplo, os clubes de futebol já possuem seus podcasts próprios discutindo os temas da semana no GloboEsporte.com.

Mas com o novo programa é diferente. Como dito anteriormente, a característica dos podcasts que parece estar sendo experimentada em “Que História É Essa, Porchat?” não é o formato de mídia ou o modelo de distribuição, mas sim o conteúdo despretensioso e de fácil identificação para o público. Vale observar como o público reage à novidade e, caso Porchat tenha sucesso em seu novo projeto, como outros canais e artistas poderiam repetir a ideia em um formato livre das limitações de programas mais formais de entrevista e auditório, geralmente presos a pautas mais genéricas e blocos temáticos que podem ser um tanto quanto limitadores.

“Que História É Essa, Porchat?” estreia na programação do GNT na próxima terça-feira, 6 de agosto, às 22h30.

todo tipo
de conversa
para quem quer
sair do raso
Photo by Prince Akachi on Unsplash

transforme sua marca em conversa
conte com o b9

20 anos de pioneirismo digital

Aqui no B9, a gente adora uma conversa. Mais do que uma paixão, elas viraram o nosso negócio. O B9 já produziu milhares de episódios, eventos, palestras e campanhas que contam histórias, expandem horizontes e criam conexões autênticas com a audiência. Buscando diferentes pontos de vista e com ideias que nos tiram do raso. Através de conteúdos originais em podcast e projetos multiplataformas, o B9 também coloca marcas e empresas nessas rodas de conversa. Pra conhecer nossos cases e tudo o que o B9 pode fazer pela sua marca acesse o site:

negocios.b9.com.br
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
  • Logo de parceiro
icone de linkCopiar link