Milka é criticada por procurar crianças magras para comercial de Natal
Anúncio afirmava que apenas crianças "belas e angelicais" seriam consideradas e que meninas com mais de 12 anos já não eram "infantis" para o papel
A empresa de chocolates Milka foi criticada pela divulgação de um anúncio em busca de um elenco de crianças magras “com dentes muito bons” para estrelar seu comercial especial de Natal. O anúncio chega a dizer que apenas crianças “belas e angelicais” seriam considerados para o papel.
As exigências foram publicadas pelo Spotlight UK, agência de talentos especializada em fazer essa ponte entre elenco e empresas, mas ganhou maior visibilidade porque também foi replicado pelo perfil da agência no Twitter.
As críticas vieram graças à lista de exigências surreais que caracterizam uma padronização das crianças. No caso da personagem descrita como Mia, as especificações chegam a dizer que a garota não pode ser ruiva e nem ter mais de 12 anos, pois “não é criança”.
As exigências ainda pedem “crianças sem excesso de peso, pois é uma publicidade de chocolate”.
Além do problema da padronização em si, o fato das imposições serem feitas a crianças piora o caso. Como destacado pela comediante britânica Kathy Burke: “Imagine ser as crianças que não conseguem o emprego porque não são bonitas o suficiente”.
Well this is disgusting and a fucking embarrassment to our profession. Imagine being the kids that don’t get the job – you’re just not beautiful enough I’m afraid, my darling, now off you pop and be riddled with insecurities for the rest of your life. Fucking wankers. https://t.co/cjCzdL6Ctw
— kath 🙀❄️🇪🇺💚 (@KathyBurke) August 9, 2019
Depois das reclamações de que a empresa estaria estabelecendo padrões de beleza para escolher ou não as crianças para o comercial, a Spotlight soltou um comunicado pedindo desculpas e alegando que o anúncio foi publicado por um dos diretores de elenco do comercial, mas que as exigências não atendem aos padrões da agência.
Por sua vez, a Milka Mondelez também lamentou o episódio, afirmando: “Levamos muito a sério a nossa responsabilidade de publicidade e isso não representa nossos altos padrões. Nós nunca aprovaríamos o uso de tal anúncio, e estamos revisando urgentemente a situação com a Spotlight UK para entender como e por que isso aconteceu”.