Tumblr é vendido pela Verizon para empresa dona do WordPress
Valores do acordo não foram divulgados ao público, mas fontes alegam que a Automattic Inc. pagou um preço bem abaixo do 1 bilhão de dólares oferecidos pela Verizon ao Yahoo em 2013
A Verizon enfim anunciou na tarde de ontem (12) o destino do Tumblr, plataforma do qual vem tentando se livrar desde maio. A rede social de blogs será passada para o controle da Automattic Inc., empresa que hoje é proprietária do WordPress, por um valor que fontes do Wall Street Journal declaram ser “nominal” ao que a Verizon pagou pra adquirir a companhia seis anos atrás – ou seja, muito abaixo da marca de 1 bilhão de dólares que foram pagos ao Yahoo em 2013.
O viés “bagatela” do negócio acontece, claro, por conta da desvalorização drástica que o Tumblr sofreu nos últimos cinco anos, em especial depois da decisão da Verizon em banir pornografia da plataforma – uma medida que acarretou na perda de 30% dos acessos ao site.
Em pronunciamento oficial sobre a aquisição, o CEO da Automattic Matt Mullenweg escreve que “O Tumblr é uma das marcas mais icônicas da internet”, declarando que a plataforma é um “meio essencial para a divulgação de novas ideias, culturas e experiências” e que ela “ajuda milhões a criarem e construírem comunidades em torno de interesses mútuos”.
A Automattic a princípio assume uma rede social em crise, mas sua afinidade com o Tumblr é sem dúvida maior em relação aos últimos dois donos da empresa, cuja plataforma nunca conseguiu achar espaço nos negócios tocados pelo Yahoo e a Verizon. Não é muito difícil achar semelhanças por exemplo no modo de operação da plataforma com o WordPress, que hoje ocupa posição central no mercado de sites de publicação. O desafio, agora, é recuperar os números avassaladores de meia década atrás sem desfigurar a rede social no processo.