Para além do algoritmo: Netflix testa curadoria humana na plataforma
Por enquanto disponível apenas para alguns usuários de iOS, nova função consiste de diversas “coleções” organizadas por membros da equipe criativa da plataforma
Depois de ver a HBO criar um site de recomendações humanas de suas produções para fazer piada com seu tão alardeado algoritmo, a Netflix pelo visto tomou as dores e agora está testando uma nova ferramenta em sua plataforma que envolve justamente curadoria humana.
A nova função no caso é o “Collections”, que a companhia recentemente inaugurou para alguns seletos usuários de iOS no canto superior direito do aplicativo – local onde ficava antes o “Minha Lista”. Embora a proposta no fundo lembra um pouco as categorizações que o serviço de streaming já faz com o algoritmo, conforme as seções são baseadas em itens como gêneros, tons, tipos de história e perfis de personagens, a Netflix afirma que o sistema é fruto da atuação de um time de especialistas formados por diversos membros da equipe criativa da plataforma.
Outro ponto que difere as “coleções” do algoritmo da Netflix é que as sugestões são organizadas em grupos editoriais com títulos engraçadinhos, incluindo temas como “Vamos manter as coisas leves”, “Programas de TV sombrios e chocantes” e “Veja, se choque, repita”. De acordo com testes conduzidos pelo usuário do Twitter Jeff Higgins, as categorias quando clicadas se expandem gradualmente para revelar os títulos escolhidos pela equipe, com o assinante podendo expandir mais conforme o interesse aumente.
Ao TechCrunch, um porta-voz da Netflix confirmou a realização dos testes e acrescenta que a empresa está “sempre procurando novas formas de conectar nossos fãs aos títulos que achamos que eles irão amar”. “Nossos testes geralmente variam entre quanto tempo os usuários irão gastar com a ferramenta e em quais países eles funcionará melhor, e isso pode ou não pode se tornar uma função permanente em nosso serviço” finaliza a companhia no pronunciamento oficial.