★ #LoucosPorFutebol: de que forma os fãs do esporte mais amado do planeta interagem no Twitter
O engajamento dos torcedores na plataforma ditam as conversas que acontecem nas mesas e bar, nos almoços em família e, é claro, nas arquibancadas
São onze jogadores em cada time, uma bola e noventa minutos de jogo. Uma das paixões mais tweetadas do Brasil, o futebol está presente todos os dias nas rodas de conversa e muito além das quatro linhas de campo – ele também acontece no Twitter, a todo momento.
Quem é louco por futebol está sempre pronto para comentar sobre o assunto na plataforma e pautar o que será comentado nas rodas dos amigos fora do Twitter – antes, durante e depois das partidas. Isso sem contar, claro, todo o conteúdo para a criação de reportagens em revistas e jornais, além dos memes que serão mencionados enquanto o próximo jogo não chega. São essas pessoas que se conectam diariamente em torno do esporte que corre no nosso sangue.
Além da legião de torcedores, os Loucos por Futebol também englobam os times do coração, seus torcedores e muitos produtores de conteúdo. É uma rede que balança a cada escalação, queda, contusão, vitória e contratação,. Para eles, tudo se torna informação vital para saber o futuro de clube favorito no campeonato da vez.
Audiência que está sempre ligada
No Twitter, todo fanático é meio técnico, meio juiz e 100% torcedor. Pode ser campeonato estadual, Brasileirão, Copa do Brasil ou Libertadores: sempre há um jogo para comentar, sugerir alterações, se indignar com expulsão de jogador, ou reclamar do técnico. A plataforma é como um grande sofá de casa, onde todo mundo está reagindo a cada segundo sobre o que acontece no campo ao mesmo tempo e no mesmo lugar.
O que isso significa para sua marca? Que antes, durante e até depois que o juiz der o apito final vai ter gente consumido conteúdos na plataforma no momento em que estão mais receptivos e abertos a descobertas. Quando não é dia de jogo, os fanáticos por futebol usam o Twitter para acompanhar treinos, mesas redondas, análises e comentar sobre o tema com quem se interessa pelo assunto. Eles estão sempre de olho nos Tweets oficiais de jogadores e de clubes, e se conectam com eles diretamente e em tempo real.
Isso gera conteúdo, e muito: só em 2018, foram mais de 171 milhões de Tweets mencionando o esporte. De acordo com pesquisas feitas pelo Twitter, 88% dos usuários lembram de alguma marca ao pensar em futebol.
A zoeira nunca acaba
Quando o assunto é futebol, o Twitter também é conhecido pela diversão que vídeos, GIFs e memes trazem para as conversas. Os fãs do esporte são tão engajados que 99% do conteúdo que repercute na plataforma não é criado ou veiculado pelos clubes, e sim pelos torcedores. E a interação com o tema, jogadores e clubes vai muito além: 19% das pessoas que estão no Twitter se declaram mais propensas a comprar um novo produto porque uma divulgação na plataforma.
Entre na torcida e faça parte das conversas dos Loucos Por Futebol. #ComecePelasPessoas. #ComecePelasPessoas no Twitter.