Aliexpress abre primeira loja física no Brasil
Parceria com empresa de pagamentos Ebanx renderá loja em Curitiba em projeto piloto de 30 dias de duração
Ao longo da atual década, o Aliexpress se tornou uma das maiores lojas de varejo online do mundo. Pertencente ao grupo Alibaba, da China, o site foi criado em 2010 e, em poucos anos, se tornou um dos principais mercados virtuais para comprar produtos dos mais variados tipos e com bons preços.
No Brasil, onde temos o MercadoLivre, o Aliexpress também se infiltrou e logo se tornou presente no mercado brasileiro. Hoje, nove anos após sua fundação, a marca abre sua primeira loja física em terras brasileiras. A loja será temporária, mas terá um estabelecimento em Curitiba, no Paraná.
Localizada no Shopping Mueller, a loja é fruto de uma parceria entre o Aliexpress e a Ebanx, popular empresa de pagamentos cuja sede fica justamente em Curitiba. A loja terá vitrines físicas e virtuais. De acordo com a Folha de São Paulo, trata-se de um projeto piloto de trinta dias que, caso seja bem sucedido, pode ser expandido.
André Boaventura, sócio da Ebanx, falou sobre o projeto: “O shopping dá uma sensação de segurança ao consumidor. Colocar um ecommerce chinês nesse local ajuda a mudar a percepção de que os produtos de lá não têm qualidade. Há muito produto bom e vamos permitir que o consumidor tenha essas garantias”.
A ideia do projeto é fortalecer a marca Aliexpress no Brasil, aumentando a divulgação, aproximando de novos públicos e fidelizando clientes. Hoje, o Aliexpress tem como concorrentes não só o MercadoLivre, como os americanos eBay e Amazon, líderes no segmento. O ecommerce chinês, porém, se sobressai pelo baixo preço de boa parte de seu catálogo de produtos.
A loja do Brasil não será a única. No fim de agosto, o Alibaba confirmou que uma loja do Aliexpress também seria aberta em Madri, na Espanha. O projeto parece ser de internacionalizar e fortalecer toda a marca em lugares onde concorrentes do mercado ainda são dominantes.