Rússia acusa Facebook e Google de interferência em suas eleições
Autoridades russas acusam as empresas de publicarem anúncios relacionados às suas eleições regionais, violando as leis do país
As autoridades da Rússia estão acusando o Facebook e o Google de publicaram anúncios relacionados às suas eleições regionais, violando as leis do país.
De acordo com a Reuters, o Roskomnadzor, órgão do governo russo que supervisiona as leis de mídia do país, disse que o Facebook e o Google exibiram anúncios durante as eleições do último domingo (08/09). Em questão estão leis que proíbem anúncios políticos “durante as eleições no domingo e no dia anterior”, segundo a Reuters.
Segundo o órgão: “Essas ações podem ser consideradas como interferência nos assuntos soberanos da Rússia e impedem a realização de eleições democráticas na Federação Russa”.
O Facebook não comentou o assunto. Já o Google emitiu um comunicado no qual diz apoia a publicidade política responsável e espera “que todos os anúncios e destinos políticos cumpram os requisitos legais locais, incluindo leis de campanha e eleição e eleição ‘períodos de silêncio’, para quaisquer áreas geográficas a que se destinam”.
Apesar das acusações, o governo russo não informou qual medida pretende tomar em relação ao caso.