Adobe Premiere ganha ferramenta de inteligência artificial que “corrige” vídeo para diferentes formatos
"Auto Reframe" permite ao usuário ajustar sem maior demora o deslocamento do quadro do vídeo quando está convertendo o produto finalizado para formatos verticais ou quadrados
Um dos efeitos colaterais menos discutidos, mas extremamente importantes da explosão das redes sociais nesta década sem dúvida é a maleabilização do formato de vídeo. Afinal, o que antes era um widescreen formado depois de décadas de evolução do quadro de exibição nas telonas virou de tudo, bem ao gosto do que cada plataforma – e smartphone – precisa para providenciar a experiência de imersão ideal ao usuário. Coitado do editor de vídeo, condenado a ajustar as produções profissionais para orientações verticais e tendo que fazer aparas constantes.
Foi com os profissionais da edição e da montagem em mente que a Adobe anunciou hoje (13) o lançamento de uma nova ferramenta para o Premiere que visa agilizar essa parte do processo – e impedir que ninguém enlouqueça no processo. Intitulado “Auto Reframe”, a função automatiza o deslocamento do frama do vídeo ao objeto de interesse independente das dimensões de enquadramento que o editor precise – seja 16:9, vertical ou quadrado – através do software de inteligência artificial da companhia, o Adobe Sensei.
O Auto Reframe ainda conta com três opções de velocidade que ajudam o usuário a orientar com melhor precisão o que a ferramenta vai encarar ao fazer esse exercício de formatação, incluindo aí vídeos de pouco e muito movimentação. Depois que o trabalho é feito, o editor ainda pode manualmente fazer ajustes no keyframe para obter exatamente aquilo que lhe interessa. O vídeo acima demonstra estas novas funcionalidades do Premiere.
Apresentado durante a realização da International Broadcasting Convention, o Auto Reframe deve ser disponibilizado no Adobe Premiere até o fim do ano.